close
Finanças Pessoais

Você nunca cuidou do seu dinheiro? Veja 06 dicas simples para começar!

Você nunca cuidou do seu dinheiro? Veja 06 dicas simples para começar em 2019

Você tem medo daqueles dias sem dinheiro entre o momento em que seu saldo atingiu o ponto mais baixo e seu próximo salário ainda não caiu em sua conta bancária? Você também tem medo de uma despesa inesperada que pode acabar com o saldo que você ainda salvou?

Se isso soa familiar para você, você não está sozinho. Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o dinheiro e mal conseguem viver, quando algo inesperado acontece, parece que será o fim do mundo.

Poucos de nós têm condições de enfrentar os custos de uma reparação, no caso de o carro dar problemas, isso é normal em nossa sociedade, mas de forma alguma é um comportamento saudável para suas finanças.

No entanto, você provavelmente deve ter notado outras pessoas lidando bem com suas finanças. Talvez você tenha se perguntado qual é o seu segredo para aproveitar ao máximo seu dinheiro.

A verdade é que gerir eficazmente o seu dinheiro não depende de uma fórmula secreta, tudo se resume a três princípios fundamentais e um pouco de disciplina.

Dedicar um tempo para administrar melhor seu dinheiro pode realmente valer a pena. Pode ajudá-lo a manter suas contas e economizar.

Como você dirige, gasta e investe seu dinheiro pode ter um impacto profundo em sua vida.

As regras de ouro das finanças pessoais

Gerir as suas finanças parece nada mais que muita papelada e números. Você ganha uma quantia X, passa Y e tenta ter certeza de que Y é menor que X.

No entanto, suas finanças são muito sobre psicologia, hábitos e valores que você escolhe para viver. Em outras palavras, sua mentalidade é tão importante quanto a matemática.

Gaste menos dinheiro do que ganha

Se você ganha R $ 3.000 e gasta R $ 3.100, acaba numa espiral de dívidas. Se você gastar exatamente o mesmo que ganha, nunca estará preparado para emergências ou grandes mudanças na vida.

Gastar menos do que você ganha lhe dá a liberdade de poupar, preparar-se para o futuro e lidar com as inevitáveis ​​crises que a vida lhe lança. Quanto maior a diferença entre sua renda e suas despesas, melhor.

Configurar um orçamento

Um orçamento é uma ferramenta incrível para ajudá-lo a decidir a melhor maneira de usar seu dinheiro e garantir que ele esteja onde deveria. Explore alguns sistemas de orçamentos diferentes. Aqui estão algumas ideias para começar.

O sistema de envelope

Remova o dinheiro que você pediu para cada categoria e guarde o dinheiro em envelopes separados. Quando o dinheiro acabar, você não pode gastar até o próximo mês.

Por que funciona: esse sistema pode tornar seu dinheiro mais real para você e, claro, diminuir suas despesas impulsivas.

O orçamento 50-30-20

Com este orçamento, 50% do seu salário líquido é gasto em necessidades, 30% em seus desejos e 20% em poupança ou pagamento de dívidas.

Por que funciona: esse sistema pode ser inteligente para pessoas que querem um plano de gastos flexível que as aproxime mais de suas metas financeiras.

Conheça a Regra 50 30 20: um método ideal de organização do orçamento

Aplicações orçamentárias

A tecnologia pode ajudar muito a automatizar muito o trabalho de orçamento.

Por que funciona: além de definir seu orçamento, esses aplicativos podem ajudá-lo a ter o hábito de verificar suas despesas com facilidade e garantir que você esteja no caminho certo.

Você pode até mesmo ver como fazer ajustes em suas despesas para obter um pouco de dinheiro extra a cada mês para uma meta específica.

Sempre planeje o futuro

Isso não significa apenas pensar em aposentadoria. Quando uma loja lhe oferece uma compra em 6 meses sem juros, você precisa saber que pode pagar ou deve evitar esse negócio, pense se em alguns meses sua situação financeira pode mudar e seu orçamento será comprometido para que você não possa voltar atrás.

Suas finanças devem sempre olhar além.

Não atrasa seus pagamentos

Crie uma lista de contas e obrigações financeiras que você precisa pagar por mês. Desta forma, você pode ter certeza de fazer cada um desses pagamentos no prazo.

Se você não tem dinheiro suficiente para pagar suas contas, faça uma análise do seu dinheiro. Priorize despesas urgentes ou importantes para manter você e todos em sua família saudáveis. Se você tem dinheiro suficiente para pagar suas contas todos os meses, pode tomar medidas para efetuar os pagamentos menos trabalhosos.

Configure pagamentos automáticos para simplificar suas finanças e garantir que você sempre pague sem atrasos ou ative alertas de texto ou e-mail para notificá-lo de faturas futuras. Finalmente, fazer pagamentos no prazo é a melhor maneira de aumentar sua pontuação de crédito. Pagar a tempo também irá protegê-lo de multas por atraso e multas.

E o mais importante, pagar suas contas diariamente reduzirá significativamente o estresse financeiro.

Elimine seus débitos

Depois de cortar as despesas para ajustar seu orçamento e automatizar suas contas principais, é hora de começar a pensar em limpar suas dívidas mais impactantes. Seja um financiamento, um empréstimo ou uma grande compra, não é bom manter uma dívida de longo prazo.

Sempre reserve mais um dinheiro para eliminar essa dívida o mais rápido possível, se for viável, procure uma maneira de obter uma renda extra para eliminar essa dívida.

Construa um fundo de emergência básico

Ter um pequeno fundo de poupança é crucial para proteger contra emergências, como reparos de carro necessários ou despesas médicas. Ter um fundo de emergência diminuirá seu pânico quando aparecer uma despesa urgente.

Comece a economizar um pouco por mês, talvez R $ 100,00 e aumente gradualmente, mas lembre-se que o dinheiro não deve ser usado para lazer, é um fundo de emergência.

Você nunca cuidou do seu dinheiro? Comece a trabalhar por um futuro financeiro seguro

Seu plano para administrar dinheiro deve cobrir o básico, sim. Mas a mágica real de trabalhar para administrar seu dinheiro acontecerá quando você fizer seu dinheiro trabalhar para você.

Ao construir uma base sólida e planejar com antecedência, você criará um caminho para um patrimônio líquido maior e atingirá metas importantes. Estas são as etapas que ajudarão você a criar segurança financeira duradoura.

Leave a Response