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Veja como uma pesquisa de aumento de marca pode ajudar no monitoramento da marca

De forma muito direta, o termo aumento de marca designa o aumento da interação do público com uma marca como resultado de uma campanha publicitária.

E esse efeito é tão importante que você tem que medi-lo continuamente. Isso significa fazer um monitoramento real da marca sempre que qualquer campanha publicitária ou ação de comunicação for realizada.

Com a constante medição do levantamento da marca, essa palavra também passou a designar a maneira e as metodologias utilizadas para entender o impacto de certas ações de comunicação na percepção da marca pelo público.

O brand lift, hoje, é um dos grandes aliados no monitoramento de marcas. É usado principalmente para identificar uma mudança positiva no reconhecimento e recall da marca, bem como na percepção dos clientes sobre ela, com base em um esforço específico.

Neste post, você saberá mais sobre o monitoramento da marca e da marca e como usar o pesquisa digital para ajudá-lo neste desafio.

Brand lift e monitoramento de marca

Pense assim: para maximizar os efeitos de suas ações de marketing e comunicação – e garantir que seus investimentos nessa área tragam os melhores resultados -, as empresas e as agências precisam monitorar seus efeitos.

Mas quais parâmetros devem ser usados ​​para isso?

Nesse sentido, algumas métricas são mais indicadas, veja algumas delas:

5 métricas para monitorar o aumento da marca:

  1. a consciência: Conhecimento da marca e seus produtos ou serviços
  2. Atitude antes da marca: opinião do consumidor sobre a qualidade da marca, valores e atratividade
  3. lembre-se: memória de uma marca ou peça publicitária específica
  4. apelação: o que um consumidor considera favoravelmente uma marca
  5. Intenção de compra: a probabilidade de os consumidores comprarem produtos e serviços dessa marca

Estes 5 indicadores de desempenho Eles podem ajudar muito no monitoramento da marca. Eles trazem informações relevantes sobre vários aspectos da marca que podem ser afetados pela comunicação.

Desta forma, os profissionais de marketing podem não apenas medir os resultados de suas campanhas e se valem o investimento, mas também comparar esses indicadores com os de outras empresas, utilizando pesquisas e sites de consultoria que divulgam esses índices, como o portal. Médio e mensagem, por exemplo.

Como fazer o monitoramento da marca com uma pesquisa de brand lift

Investigações são ferramentas poderosas para conhecer seus clientes e o mercado.

E não poderia ser diferente quando a questão é entender as reações dos consumidores em relação à sua marca após ações de marketing.

mas como preparar um formulário de pesquisa de brand lift para fazer monitoramento de marca? Quais tipos de perguntas você inclui?

Uma das sugestões é usar a famosa pesquisa NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação e a fidelidade de seus clientes.

Esta pesquisa usa uma única pergunta como esta:

Em uma escala de zero a dez, qual é a probabilidade de você recomendar a marca X (produto, serviço, empresa, etc.) para um parente ou amigo?

Com base nos resultados, é determinado quais clientes são promotores da marca e falam bem dela (notas 9 e 10); que são indiferentes e não tecem comentários (notas 7 e 8); e que os consumidores tiveram uma experiência ruim, são detratores da marca (notas iguais ou menores que 6) e fazem comentários críticos e negativos sobre sua empresa para parentes e amigos, muitas vezes através de redes sociais.

Mas não o suficiente para conhecer a satisfação e a fidelidade do público, você tem que ir mais a fundo no monitoramento da marca e incluir mais perguntas no seu questionário.

Uma pergunta que deve vir antes da anterior e que é usada para avaliar a consciência é: Você conhece a marca X?

Uma questão sobre a aposentadoria também é importante e geralmente é formulada desta forma: Você se lembra de ter visto um anúncio da X Brand na TV ou on-line nos últimos 30 dias?

Uma pergunta sobre a intenção de compra é igualmente bem-vinda em um questionário de levantamento de marca para monitoramento de marca. Você pode seguir os seguintes passos: Você compraria um produto da marca X na próxima vez que estiver procurando por um alimento congelado? (use a categoria à qual sua marca pertence).

Outro ponto importante nessa questão é investigar as motivações de estar disposto ou não disposto a comprar tal produto ou marca. A partir daqui vêm insights importantes relacionados à predisposição ou resistência do público.

Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que devem estar em uma investigação de acompanhamento da marca.

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