close
Negocios

Veja 5 exemplos de Business Intelligence para se inspirar

Business Intelligence (BI ou em Português, Inteligencia de Negócios) pode ser definido como um conjunto de técnicas, métodos, teorias e processos que abrangem todos os setores de uma empresa. O principal objetivo do BI é converter um grande volume de dados em informações relevantes para o negócio e, assim, facilitar a tomada de decisões.

Em geral, “Business Intelligence” ajuda na interpretação e análise de dados, a fim de identificar oportunidades e riscos para a empresa.

Considerando a importância do BI para os negócios, separamos 5 exemplos de Business Intelligence na prática. Verifique e inspire-se em casos de sucesso.

5 exemplos de Business Intelligence

1 – Copa do Mundo de 2014: campeão da Alemanha

O primeiro caso em nossa lista de exemplos de Business Intelligence pode parecer improvável, mas perfeitamente possível. Tanto que funcionou.

O uso do BI foi um dos fatores responsáveis ​​pela vitória da equipe alemã na Copa do Mundo de 2014. Serviu de ferramenta para aumentar a produtividade da equipe.

Com o BI, foi possível analisar dados relevantes para o desempenho dos jogadores, como:

  • número de passes;
  • velocidade no campo;
  • apresentações;
  • defesas;
  • sanções

Os relatórios produzidos após a análise dos jogos são entregues ao comitê técnico da seleção alemã. Com base nas informações obtidas, foi possível identificar quais atletas tiveram melhor desempenho e, assim, escalar a melhor equipe inicial para disputar o maior evento de futebol do mundo.

Hoje, os clubes dos mais diversos países são inspirados por este trabalho feito pela Alemanha e aplicam Business Intelligence para otimizar o desempenho de seus atletas.

2 – Toyota USA

Há alguns anos, a Toyota enfrentou, nos Estados Unidos, um problema com o gerenciamento de seus dados. Os computadores da empresa geraram grandes quantidades de relatórios, mas não endereçaram.

Com isso, a administração Toyota foi incapaz de exercer controle sobre todos esses documentos e, consequentemente, não pôde adotar estratégias e tomar decisões dados orientados.

Além disso, os números que apareciam nos documentos não eram exatos, o que também prejudicou o setor de logística da empresa.

A Toyota decidiu então implementar o Business Intelligence. O resultado foi impressionante.

Barbara Cooper, a CIO (Chief Information Officer, responsável pela tecnologia da informação), detectou que era necessário um data warehouse, ou seja: um repositório central de dados históricos, com acesso ágil via Web. Além disso, novas ferramentas foram adotadas para realizar o processamento, exploração e manipulação desses dados, através de um sistema em tempo real.

Em pouco tempo, a empresa conseguiu otimizar o custo de fabricação dos carros e os fluxos de trabalho dos funcionários. O retorno do investimento é o mais impressionante: 506%.

3 – FIAT

O One é um dos principais carros da FIAT Automobilística. Para o lançamento da versão 2011, a empresa teve um grande desafio: deixar o carro com “a cara do consumidor“.

Para atingir esse objetivo, a FIAT realizou pesquisas de mercado e coletou dados sobre seus seguidores nas redes sociais.

Posteriormente, a empresa recorreu ao Business Intelligence para analisar tudo o que foi coletado nas pesquisas. Isso também foi muito útil para a FIAT ter uma visão mais ampla de seu mercado e planejar estratégias para futuras campanhas.

Como resultado, a FIAT conseguiu identificar as principais demandas de seus consumidores e adaptou o novo One a essas demandas.

O sucesso das revisões e vendas superou as expectativas. O novo One recebeu vários prêmios, incluindo o carro do ano em 2011 pela revista Auto Sport.

4 – GASMIG

A Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) apresentou sérias dificuldades na gestão de seus relatórios de faturamento e relatórios de vendas. Isso era muito prejudicial para os processos administrativos e fazia com que as demandas internas se arrastassem ou estagnassem.

A GASMIG viu a solução para implementar ferramentas de criação e administração de banco de dados. Dessa forma, eles poderiam usar uma análise inteligente desses dados e aplicá-los na melhoria dos processos de negócios.

Com isso, foi possível organizar melhor todas as demandas, otimizar a execução de tarefas e produzir relatórios com mais qualidade.

Tudo isso trouxe reflexos positivos para os índices de produtividade da empresa e ganhos de autonomia para os funcionários.

5 – TNT

O quinto e último item da nossa lista de exemplos de Business Intelligence vem de uma das maiores transportadoras expressas do mundo.

Presente em 61 países e com mais de 56.000 funcionários, a TNT tem um de seus desafios para manter a excelência de seus serviços. Para isso, ele identificou a necessidade de instalar um sistema avançado para análise de dados.

A partir disso, a TNT conseguiu prever certas falhas ou situações que poderiam prejudicar suas entregas.

Com as informações que o BI ajudou a fornecer, foi possível criar inúmeras estratégias para enfrentar esses problemas e indicadores importantes para a otimização dos recursos e das atividades da empresa.

Está claro como o BI pode ser útil para os negócios? Que tal usar os exemplos de Business Intelligence que você viu aqui como uma fonte de inspiração para sua empresa?

Leave a Response