close
aposentadoria

Tudo sobre PGBL e VGBL: Previdência Privada

Não é novidade para ninguém que o Brasil esteja passando por um processo de envelhecimento de sua população nos últimos anos. Com isso, a demanda pela aposentadoria ideal começa cada vez mais cedo.

A provisão privada surge como uma alternativa e até como complemento da aposentadoria social (INSS). O blog de Rico listou todos os detalhes sobre o PGBL e o VGBL, que são planos que se encaixam na segurança privada. Dê uma olhada em alguns dos destaques no artigo abaixo e comece a planejar sua aposentadoria!

Como funciona o seguro privado?

Antes de entender o PGBL e o VGBL, você precisa entender como a previsão privada funciona. Está dividido em duas fases gerais: a primeira e mais importante é a acumulação. Nessa fase, você ainda estará em um período produtivo de trabalho. E você deve aprender a aplicar uma parte de sua renda mensal, muitos optam por perto de 10%, para sua aposentadoria.

A segunda fase, obviamente, é o benefício, que é quando você para de contribuir e passa a aproveitar sua riqueza acumulada ao longo dos anos de trabalho. Nesse momento, você precisa decidir se você vai optar por uma anuidade mensal, pagamentos mensais por um determinado período de tempo ou se você preferir tirar o valor total.

Na prática: é um ambiente onde você aplica o dinheiro para resgatá-lo no futuro, complementando sua aposentadoria, sendo que, mais tarde, você poderá escolher como usar o benefício.

A diferença de segurança social e social (INSS), é que, no primeiro, você pode sacar dinheiro a qualquer momento (assumindo possíveis perdas) e tudo o que você aplicar é seu, adicionado ao interesse.

Lembrando que o INSS tem um teto de pagamento, passando de contribuição, você literalmente perde a diferença. Além disso, ninguém pode movimentar o dinheiro antes de se aposentar, quando você receberá o benefício mensal.

Desta forma, indica-se que você contribui para o INSS como qualquer trabalhador, mas, em paralelo, investe em uma previdencia privada para garantir um bom controle para ter um futuro calmo e próspero.

PGBL

O PGBL, ou Plano Gerador de Beneficio Livre, é um plano de previdência que permite vantagens fiscais na declaração do Imposto de Renda. Esta é sua principal característica: dedução da contribuição do imposto de renda anual.

Assim, ele é ideal para aqueles que estão optando pela declaração de ajuste anual com forma completa. O modelo completo de RI é recomendado para pessoas que têm mais despesas do que o normal para deduzir. Eles são gastos com planos de saúde, educação, dependentes, etc.

A conta-resumo é: se a soma total de suas deduções ultrapassar o limite de R $ 16.754,34 do modelo simplificado, a melhor opção é fazer a declaração completa.

Mas não se engane, você não estará isento do Imposto de Renda. No final do período de acumulação, o imposto será cobrado sobre o montante total acumulado ao longo dos anos. Ou seja, contribuições mais desempenho.

A vantagem disso é que sua receita também será sobre o valor a ser pago ao IR, aumentando sua rentabilidade até o final do período. Além disso, o PGBL é recomendado para pessoas que querem contribuir com até 12% de sua renda anual. Não é recomendado passar isso no PGBL.

VGBL

Enquanto o PGBL é indicado para aqueles que são elegíveis para o modelo de declaração de renda cheia, o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é indicado para aqueles que permanecem no modelo simplificado, ou seja, quem tem o mínimo de deduções para fazer o IR

Ao contrário do PGBL, esse plano tem a coleção apenas na rentabilidade do patrimônio, e não no todo. Essa incidência ocorre apenas uma vez, no momento do resgate do VGBL.

Além disso, no VGBL não há limites para sua contribuição. É possível exceder o valor de 12% da sua renda e ter um benefício proporcional.

Para começar a investir neste modelo de previdência privada pode ser uma boa ideia conversar com seu gerente de banco ou corretora.

Fabio A. Pimentelli Gomes

The author Fabio A. Pimentelli Gomes

Fabio A. Pimentelli Gomes em Engenharia Civil e Direito, além de possuir diversos cursos financeiros, foi palestrante e hoje desfruta de sua merecida aposentadoria. Adora ler e passar informações relevantes a seus leitores espalhados por diversos blogs.

Leave a Response