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Negocios

Quais são as quatro principais estratégias de crescimento das empresas?

Você quer fazer seu negócio crescer, mas ainda não sabe como? Tenha certeza de que as pessoas o ajudam.

As estratégias de crescimento das empresas mais bem sucedidas são, na maioria das vezes, baseadas na saúde financeira da organização. A intenção é fazer com que o negócio se desenvolva de forma segura e sustentável, evitando os riscos isso pode prejudicar a caixa.

Pensando nisso, separamos 4 estratégias de crescimento de uma empresa para você avaliar e escolher aquela que é mais adequada ao seu modelo de negócio.

4 estratégias de crescimento de negócios

1 – Lançamento de novos produtos e serviços

Você já pensou em lançar novos produtos ou serviços para o mercado? Sabe-se que esta é uma estratégia eficaz para empresas que querem crescer no setor em que atuam.

Estar restrito a um segmento específico pode ser uma boa ideia para quem está começando agora, já que isso ajuda a marca a assinar o que pretende fazer. No entanto, se o seu objetivo é a expansão, vale a pena estudar a possibilidade de expandir o alcance – sempre de uma maneira consistente com o seu posicionamento, é claro.

Tome Apple como um exemplo. A gigante americana começou sua história focada em computadores, tanto que o nome da empresa era Apple Computer Inc. A partir de 2007, passou a desenvolver não apenas computadores pessoais, mas também vários outros produtos: iPod, iPad, iPhone, software, hardware. etc.

Portanto, se sua empresa já está estabelecida, talvez seja hora de oferecer algo novo para o seu público. Lembre-se de estar sempre atento às exigências do mercado e à essência de sua marca. Caso contrário, o lançamento de um produto completamente diferente do que você tem experiência a fazer irá confundir seus clientes já estabelecidos.

Pode parecer uma estratégia simples e fácil, mas há muitos desafios que assombram sua execução. Portanto, é necessário, em primeiro lugar, definir quais novos produtos ou serviços você deseja lançar no mercado. Em casos como este, é aconselhável fazer uma investigação de mercado Para identificar as principais necessidades do seu público-alvo, defina qual abordagem seria a mais apropriada para adotar durante esse período de expansão e preveja os investimentos necessários para o seu negócio em termos de produção e entrega.

Além do alinhamento desta estratégia com o seu posicionamento, as investigações serão muito úteis para que você não comprometa seus recursos disponíveis. Saber o que seus clientes querem e também quanto eles estariam dispostos a pagar por seus novos produtos deve ser considerado como pontos de partida básicos antes de adotar tal estratégia.

2 – Expandir regiões de ação

Que tal quebrar novas regiões de atuação e trazer seus produtos e / ou serviços para locais que ainda não têm acesso ao que sua empresa tem a oferecer?

Se o seu negócio já é um sucesso consolidado em sua cidade, por exemplo, pode ser interessante adotar essa estratégia de crescimento e ir para outros territórios. Você pode fazer isso abrindo subsidiárias, franquias ou investindo em e-commerce, por exemplo.

Em qualquer caso, mais uma vez o pesquisa de mercado e marketing Eles são necessários para descobrir se a região que você quer vender é realmente promissora e quais estratégias de marketing seriam necessárias para divulgar sua marca.

Mas expandir negócios requer muito mais do que simplesmente direcionar seus esforços de marketing para outros lugares. E é disso que vamos falar a seguir.

3 – Adotar novas estratégias de marketing

Como observado acima, o marketing desempenha um papel fundamental nas estratégias de crescimento das empresas. Ele é responsável por construir a imagem da empresa e fazer com que a marca ocupe um lugar de destaque na mente (e no coração) do público-alvo.

Portanto, se você deseja expandir os negócios, é importante revisar suas estratégias de marketing atuais. Propor novas abordagens, capazes de impulsionar a presença de sua marca no mercado em que atua, pode ser uma forma de fortalecer sua empresa e transformar a marca em um diferencial competitivo real e barreira de entrada para outros concorrentes.

Com o avanço da Internet, as ações de marketing digital, por exemplo, mostraram-se bastante eficientes. Anúncios on-line, redes sociais, produção de conteúdo na web e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) são apenas alguns exemplos do que pode ser feito.

4 – Aprendendo com os concorrentes

Outra maneira de expandir seus negócios é aprender com seus concorrentes. Para essa técnica de olhar para a concorrência, identificar o que tem sido bom e tentar adaptar-se à realidade do seu negócio, chamamos isso de benchmarking.

Como ele tópico discutido aqui são as estratégias de crescimento de uma empresa, você pode indicar quais concorrentes (diretos ou indiretos) obtiveram sucesso em suas respectivas expansões e identificar quais estratégias eles usaram. Feito isso, você deve se perguntar: será que posso fazer isso na minha empresa? Isso faz sentido para o meu contexto? Como adaptar esta ideia?

Lembre-se que o benchmarking não é copiar ou plagiar a concorrência. Ele serve para inspirar você no sucesso de outros jogadores e tentar trazer sua realidade.

Toda empresa precisa de um caminho sólido de expansão para garantir um crescimento constante. Com estas 4 dicas de estratégias de crescimento de empresas, você será capaz de impulsionar seus negócios para o sucesso.

A importância das investigações

Seja qual for a estratégia de crescimento que você deseja adotar para sua empresa, é essencial que você faça uma investigação e avalie os diferentes aspectos que influenciam o sucesso de sua decisão.

Se você decidir lançar novos produtos e serviços, é interessante consultar seu público para identificar e entender quais são suas principais demandas. Caso contrário, você poderá investir tempo e dinheiro desenvolvendo uma solução que será inútil para o seu público.

Em campanhas publicitárias, a pesquisa também será importante para saber quais estratégias de comunicação serão mais apropriadas para a mensagem atingir o público certo no momento certo. Pesquisas de Mídia por exemplo, eles são excelentes para isso.

Se você optar por investir em franquias ou exportar seus produtos, vale a pena desenvolver uma pesquisa de mercado para descobrir se a região que você pretende vender ou abrir uma franquia é, de fato, promissora.

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