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Produtividade

Organização do ambiente de trabalho é essencial para motivação

Organização do ambiente de trabalho ajuda a ter motivação. Foto: Shutterstock

Manter organização do ambiente de trabalho garante vida profissional com foco nos objetivos.

Salários mais atrativos, possibilidade de comissão e pacotes de benefícios já foram as principais formas adotadas pelas empresas para instigar a motivação dos funcionários e mantê-los na organização. A fórmula foi massivamente empregada por algum tempo, sobretudo no Brasil. Difícil é, contudo, afirmar que os empregados realmente se mantinham estimulados após tais medidas.

Se antes já era difícil precisar a efetividade de tais soluções, hoje elas parecem realmente não surtir efeito algum. Oferecer dinheiro extra ou aumentar o valor de percentuais e vales-refeição constam como itens menos valorizados na lista de fatores capazes de contentar um colaborador. Motivação profissional também depende da organização do ambiente de trabalho.

Um bom arranjo corporativo pressupõe a ação do gestor, que precisa, primeiramente, deixar muito clara a função de cada um dentro do departamento. A motivação profissional ligada à organização do ambiente de trabalho requer também o estabelecimento de objetivos individuais. Alcançar essas metas está diretamente ligado à qualidade de vida do profissional, que deve se sentir feliz com o seu empenho laboral.

Objetivos e organização do ambiente de trabalho

O empregado precisa saber o que a companhia quer e o que espera dele – caso contrário, pode se sentir “fora do contexto” e desanimar-se. Ao alcançar as metas estabelecidas, deve ser elogiado por seu desempenho e receber um novo desafio, que por sua vez deve novamente ser exequível.

De igual maneira, a organização do ambiente de trabalho que gera motivação profissional possibilita a ascensão de carreira daqueles que se dedicam ao empreendimento. Portanto, as regras e os processos de promoções da empresa precisam ser transparentes e suficientemente claros para que o funcionário se empenhe em percorrer os caminhos necessários para alcançar cargos mais importantes, se este for seu intento.

Organização do ambiente de trabalho ajuda a ter motivação. Foto: Shutterstock

Aspectos de higiene também podem interferir nessa questão pois, acredite, há empresas que não se dão conta da importância da organização do ambiente de trabalho. Banheiros mal limpos e ambientes pouco conservados podem desacorçoar o trabalhador a representar bem a companhia quando lhe for demandado.

Ter um local para relaxar no intervalo para o almoço e uma cantina para tomar um cafezinho durante a jornada podem dar a ideia de que a empresa montou uma estrutura para bem receber os que a ela são fieis.

Cursos para auxiliar na motivação profissional

Ao subsidiar cursos de capacitação e atualização, a corporação, de novo, deve respeitar uma lógica ou ordem, de modo que todos tenham oportunidade de se aprimorar, cientes de quando será seu turno. A organização do ambiente de trabalho neste aspecto costuma ser bem vista e até bastante efetiva para a motivação profissional.

O estímulo de cada colaborador tem, mais uma vez, relação com as lideranças. Ao buscar os valores e condutas que motivam cada um de seus subordinados, o chefe tem mais condições de mantê-los engajados. Se um profissional não parece satisfeito em um departamento, apesar de suas habilidades de comunicação e negociação, por exemplo, por que não avaliar as chances de reter o talento em outro setor?

Ao alinhar expectativas individuais às possibilidades existentes dentro de uma companhia, não há dúvidas de que ambos saem ganhando: o funcionário, que se sente mais respeitado e valorizado como sujeito; e empregador, que passa a notar a expansão de seus índices de produtividade, logo também de lucratividade.

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