close
Investimentos

Onde investir com 100 reais?

Já era a época em que as pessoas tinham dificuldades para investir ou até mesmo encontrar informações sobre investimentos. Isso porque, com a democratização e a expansão da Internet, é cada vez mais fácil aprender sobre as melhores maneiras de economizar, economizar e investir dinheiro e fazer aplicativos on-line de qualquer lugar do mundo.

Apesar disso, é comum encontrar pessoas que acreditam que você tem que ter muito dinheiro disponível para fazer as primeiras contribuições. Se este é o seu caso, saiba que isso não é verdade!

Atualmente, é possível começar a investir com pouco dinheiro e acumular um bom dinheiro ao longo do tempo sem a necessidade de aumentar o portfólio para isso. Mas, exatamente onde investir com 100 reais ou menos?

Continue lendo o artigo de hoje e descubra!

Agora que você sabe que não é necessário ter muito dinheiro para investir, é hora de descobrir onde investir com 100 reais e ter seu dinheiro ganho. Nos dias atuais, existe uma ampla gama de produtos de investimento que podem ser escolhidos para contribuições de pequenos investidores e poupadores.

Se 100 reais parecem muito para você, saiba que também é possível investir com ainda menos – a partir de 30 reais, por exemplo. Aqui estão algumas opções de investimento para quem quer começar a investir agora, mas não tem muito a aplicar:

Tesouro Direto

A plataforma do Tesouro Direto é uma das modalidades de investimento mais conhecidas entre os investidores brasileiros. Desta plataforma, é possível investir em títulos do Tesouro (títulos públicos) com 30 reais, escolhendo entre diferentes opções de títulos e vencimentos.

Você também pode optar por investir valores diferentes ao longo do tempo. Por exemplo, imagine que, em um determinado mês, você tem 100 reais para investir e, no mês seguinte, você tem mais de 200 reais para contribuições.

No entanto, se no terceiro mês você tem apenas 40 reais para aplicar, você não tem problema! Você só tem que escolher esses títulos de renda fixa cujos valores caem no seu bolso e fazer o seu investimento.

É importante notar que, no caso de investimentos no Tesouro Direto, há uma data de vencimento que precisa ser respeitada para o resgate do dinheiro aplicado. Portanto, se seu objetivo é usar o dinheiro contribuído antes do vencimento do pedido, o ideal é buscar outras opções de investimento com maior liquidez.

Investimento em ações

Investir em ações tem sido a escolha de muitos investidores que querem se expor mais ao risco em busca de melhores retornos. Mas você sabia que é totalmente possível investir em ações com 100 reais?

O mercado brasileiro tem centenas de empresas listadas na bolsa de valores, já que grande parte delas permite ao investidor comprar ações com apenas 100 reais. Existem empresas ainda menores que vendem suas ações por R $ 1,00 ou menos no mercado de ações!

Se o seu objetivo é começar a contribuir em ações, você já sabe onde investir com 100 reais.

Aqui, no entanto, vale a pena uma observação: lembre-se sempre que o mercado de ações é muito mais arriscado do que a renda fixa, por exemplo. Portanto, os investidores devem sempre estudar as melhores oportunidades para investir antes de fazer seus pedidos e sempre estar ciente de que é possível perder dinheiro neste tipo de investimento.

Fundos de ações

Para quem não sabe investir em ações ou não tem tempo para conhecer e buscar as melhores empresas para investir no mercado de ações, uma boa opção para investir com 100 reais é o fundo de ações. Os fundos de ações são fundos que fazem contribuições para ações, que são definidos de acordo com a estratégia seguida por esse fundo e de acordo com as decisões do gestor – responsável por escolher as melhores opções de investimento.

Esse tipo de investimento permite ao investidor diversificar sua carteira de investimentos com apenas uma aplicação e investir, muitas vezes, com apenas 100 reais. Para participar do fundo, o interessado adquire alturas e recebe seu retorno, que é variável, de acordo com o número de ações que possui.

Fundos de Tesouro Selic

Os fundos do Tesouro da Selic também são uma ótima alternativa para pequenos investidores. Eles têm alta liquidez e geralmente permitem que o investidor retire o valor aplicado em poucas horas, se necessário – como uma emergência, por exemplo.

Além disso, o investimento em fundos do Tesouro Selic pode muitas vezes sair mais barato do que investir diretamente em títulos do Tesouro pela plataforma do Tesouro Direto. No entanto, em geral, as instituições financeiras exigem uma aplicação inicial de 500 reais para esse tipo de investimento.

Se você não sabe onde investir com 100 reais e pode esperar algum tempo para fazer sua primeira contribuição, no entanto, pode valer a pena coletar os 500 reais para fazer a aplicação inicial em um fundo Tesico Selic – como o fundo do BTG Pactual e XP Investments, voltado para quem deseja investir pouco. Isso porque, após a primeira aplicação, as contribuições mínimas se tornam apenas 100 reais em muitos desses fundos.

Você já percebeu quantas opções de investimento existem para quem tem apenas 100 reais para investir?

Agora que você sabe onde investir com 100 reais, você pode estar se perguntando: mas vale a pena investir pouco dinheiro? Sem dúvidas!

Começar a investir – não importa o valor – é sempre o primeiro passo para acumular riqueza e ter uma vida financeira mais tranquila no futuro. E todas as contribuições fazem a diferença a longo prazo!

Se você começar a investir 100 reais por mês, pode descobrir que o montante acumulado em um ano não fará muita diferença para você, mas acredite: no longo prazo, essas pequenas contribuições podem se tornar uma quantidade impressionante de dinheiro acumulado – principalmente devido à incidência de interesses compostos que, neste caso, trabalham a seu favor para aumentar seu capital investido.

E é precisamente por isso que é tão necessário poupar dinheiro e investir com frequência. Mantendo este bom hábito de investir seu dinheiro – embora pouco por mês, você será capaz de reunir dinheiro ao longo dos anos e viabilizar vários objetivos financeiros, que podem até mesmo parecer muito distantes para você hoje.

Compre um carro novo, compre um imóvel, faça as viagens dos sonhos. Tudo isso pode ser conseguido se você souber onde investir com 100 reais por mês e fazer suas aplicações – aumentando a contribuição de acordo com suas possibilidades, ao longo do tempo.

Se você ainda não investe, este pode ser o momento certo para começar a aplicar seu dinheiro e dar seus primeiros passos para conquistar a independência financeira e quem sabe, no futuro, até mesmo viver do aluguel!

E aí, você gostou do artigo de hoje? Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui no post!

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

Leave a Response