close
Investimentos

O que fazer com o dinheiro restante no final do mês?

É difícil equilibrar as muitas responsabilidades financeiras com salários frequentemente reduzidos. Pagar as contas em dia é um grande desafio para a maioria dos brasileiros: ganhar dinheiro, então nem fale! E quando isso acontece, é comum que as pessoas encontrem uma maneira instantânea de gastar o que resta, talvez até dando a si mesmas um pequeno presente.

Saiba que o melhor destino para qualquer dinheiro restante não é uma compra por impulso. Se você reduzir despesas supérfluas, obter um aumento, ganhar dinheiro extra com um emprego independente, obter uma herança ou qualquer quantia adicional que não possuía antes, a melhor maneira é investir. Mas invista onde? Invista como? Por que investir? Continue lendo nosso artigo e descubra!

Por que investir o excesso de dinheiro?

Quando o dinheiro é deixado no final do mês, é realmente um bom momento para se dar um presente: a garantia de um futuro pacífico e estável para você e sua família. Você quer mais um presente de boas-vindas do que isso? A melhor maneira de conseguir isso é aplicar dinheiro extra de maneira sábia e consciente, para que seu capital seja entregue e aumentado gradualmente.

Se você tem suas contas em saldo, não deve nada no seu cartão e cheque especial, com as faturas em outras contas devidamente atualizadas, saiba que a alternativa perfeita ao seu rico dinheiro é investir em aplicativos.

Você pode estar pensando que ninguém investe pouco dinheiro e, como as sobras são pequenas, não adianta investir agora. O seu erro! Com US $ 30, por exemplo, você já pode investir no Treasury Direct. Que tal?

Onde investir as sobras?

→ CBD

O Certificado de Depósito Bancário (CBD) é uma garantia de renda fixa, ou seja, você já sabe quanto dinheiro será pago antecipadamente. Na CBD, o investidor obtém o benefício de sua aplicação para cada período previamente determinado no contrato. Ao contratar um BDC, você empresta seu dinheiro ao banco e seu retorno é igual aos juros que o banco paga por esse empréstimo.

Note-se que, no caso da CDB, é melhor investir sobras maiores, a partir de US $ 1.000. Valores pequenos não produzem muito nesse tipo de investimento. Outro ponto a considerar é que você deve ter paciência para resgatar o dinheiro, pois o rendimento é maior após dois anos de aplicação.

→ Fundo de Renda Fixa

Nesse tipo de investimento, o investidor empresta dinheiro a empresas e bancos privados e pode escolher o valor predefinido para saber quanto resgatar ou o valor pós-fixo, que somente será divulgado no momento da retirada. Esta aplicação implica um reembolso de impostos sobre a cobrança, bem como uma taxa administrativa. Lembre-se de que essa taxa não compromete o retorno do seu investimento!

→ Títulos públicos

Uma alternativa mais lucrativa que a poupança é a compra de títulos do governo. Nesta aplicação, seu dinheiro é emprestado ao governo e usado para financiar projetos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, tecnologia, entre outros. Os títulos do governo têm bom desempenho a longo prazo e, embora seja uma aplicação segura, também desconta o imposto de renda.

A lei do tesouro faz parte desse tipo de aplicação.

Como investir o dinheiro restante no final do mês?

Aplique seu dinheiro somente depois de definir metas e prazos financeiros para alcançar seus objetivos. Defina seu perfil de investidor e avalie o risco que você está disposto a correr. Isso é crucial para escolher o aplicativo.

Leia mais: Entenda a importância de definir seu perfil de investidor

Converse com seu gerente de banco, leia artigos e procure informações antes de optar por qualquer investimento. Diversifique as aplicações, mas tenha cuidado com o excesso de oferta de produtos financeiros. Isso pode levar a um erro!

Então, você gostou das nossas sugestões? Deseja investir seu dinheiro em algum dos aplicativos mencionados aqui? Conte-nos nos comentários!

Leave a Response