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Marketing Digital

O que é preciso saber sobre leads?

Lead é um dos termos do marketing digital que mais confunde as pessoas. Você já sabe o que significa um lead?

O lead é um contato, é uma pessoa que deixou suas informações pessoais em uma página de captura através de um formulário, mas que ainda não pode ser configurada como um cliente. Por enquanto, não possui nem mesmo qualificação. É apenas um lead.

O que ajuda muitas pessoas a interpretarem o conceito de maneira errada é o fato de que muitas empresas ou agências de marketing digital definem o termo de modo errado, como um contato qualificado pronto para adquirir o seu produto.

Um lead não é um contato qualificado, mas pode se tornar passando por todas as etapas e um funil de vendas. É assim que um prospect se torna um suspect, que finalmente se converte em lead, podendo ou não ser qualificado.

Como um lead se torna qualificado?

Para quase tudo dentro do marketing digital você vai encontrar uma ligação com o marketing de conteúdo, o que não é diferente nesse caso. Você precisa de um conteúdo relevante e de alta qualidade para converter leads.

Para iniciar um processo básico de qualificação, você deve se ater às seguintes etapas:

O que seu público quer? Eles estão procurando por solução? Eles precisam de uma atenção especial?

Um lead não qualificado não é um cliente. Portanto, não o trate como um. Procure encontrar seus principais desejos e dores para começar a moldar o seu conteúdo de qualidade;

Repetindo, um lead não é um cliente. Não utilize nenhum artifício para empurrar à força um produto para seus leads. Você não quer parecer desesperado para vender um produto.

Enquanto você analisa essas questões, comece a pensar no seu funil de vendas. Você precisará de um que funcione muito bem, já que poderá estar lidando com milhares ou centenas de milhares de pessoas.

Após uma análise minuciosa de cada um, você deve ser capaz de qualificar um lead em qualificado, semi qualificado ou descartável.

Não se preocupe em dar atenção demais àqueles que devem ser descartados. Você terá ainda muitas pessoas com quem deve se preocupar, e o foco deve ser dado em leads qualificados, que são aqueles que têm maior propensão em adquirir o seu produto.

Devo focar mais em leads ou nos visitantes do meu site?

Independente da quantidade de visitantes do seu blog, o foco deve ser sempre voltado aos leads e não aos visitantes.

Isso se torna claro uma vez que os visitantes não estão ali com o propósito de comprar. Pelo menos, não inicialmente, diferente dos leads que já forneceram dados de contato com algum interesse a mais.

É fato que é importante aumentar o tráfego de visitantes via SEO ou tráfego pago para que também aumente a probabilidade de você captar um número maior de leads. No entanto, o que algumas empresas / agências consideram número total de leads está errado. Porque o volume total de visitas não tem absolutamente nada a ver com o número de leads.

E acaba não fazendo nenhum sentido ter um número muito alto de visitantes no site com pouquíssimos leads que se tornam clientes. Seria melhor ter um número menor de visitantes, mas uma conversão maior.

Para que esse problema não seja recorrente, a melhor ideia é apostar novamente no conteúdo de qualidade. Você pode manter o foco em alguns pontos importantes:

  • Crie guias com figuras e imagens expressivas para seus leitores, algo que forneça dados reais e importantes, que ajude a resolver suas dúvidas e problemas. Experimente usar infográficos também;
  • Crie um plano através de e-mails marketing. Estude qual a melhor frequência para que eles sejam enviados e evite usar textos extremamente técnicos;
  • Estude o nicho, busque entender o que a concorrência está oferecendo e coloque em um infográfico dados que mostrem para os leitores que você realmente sabe do que fala, comparando diferentes fontes e oferecendo uma nova solução mais adequada e viável;

A geração de leads não é um processo automático que você faz apertando um botão. Com estudo, prática e muito trabalho, em breve você estará fazendo isso com maior facilidade.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe a sua pergunta abaixo e não se esqueça de deixar a sua curtida! Compartilhe o post em suas redes sociais e fique de olho para os nossos próximos artigos. Até lá!

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