close
Negocios

O que avaliar ao contratar software para sua agência?

Com o avanço da tecnologia, o mercado está se tornando cada vez mais competitivo. Para otimizar procedimentos e, assim, acompanhar esse crescimento acelerado, as empresas buscam suporte de software para as mais diferentes áreas operacionais.

O mercado de software já é muito diversificado, com produtos que podem atender praticamente todas as necessidades operacionais de uma empresa. Mas como avaliar se existe a necessidade de contratar software? E como identificar e optar pelo software ideal?

Neste post, mostraremos quais são os principais fatores que devem ser considerados ao avaliar um software para sua agência e como ter certeza de que você ponderou todas as implicações da compra antes de tomar a decisão. Vamos lá?

É muito importante saber com quem você está lidando. Alguém lhe contou o software que você quer contratar? Ou simplesmente encontrado através de uma pesquisa no Google? Em caso afirmativo, você precisa solicitar uma referência? Se a empresa for confiável, você não deve ter medo de indicar alguns clientes para conversar.

É essencial verificar se os recursos do software que você pretende contratar atendem a todas as suas necessidades para essa operação, especialmente se o software for crítico para as operações de frequência diária na agência. Também pode ser interessante pensar no futuro: as funcionalidades oferecidas pelo software serão relevantes para sua agência, mesmo que haja um crescimento significativo na operação?

A principal função de qualquer software para empresas é otimizar processos e criar hábitos operacionais mais eficientes. Portanto, é importante avaliar como a implementação impactará o dia a dia de seus funcionários e se eles se adaptarão facilmente. Além disso, certifique-se de que o software exija algum tipo de treinamento específico. Se sim, esse treinamento está incluído no valor do seu contrato? E se a equipe crescer? Você pode solicitar um novo treinamento no futuro?

Mesmo se você está muito confiante com o produto, você sempre tem alguma chance de algo dar errado. Portanto, antes de assinar o contrato confira todos os detalhes com cuidado, em particular para o ponto que aponta se você terá que apresentar uma multa com rescisão se você retirar do plano e questões de segurança, como proteção dos dados da sua empresa. Se a empresa de software é confiável, o vendedor provavelmente irá esclarecer esses itens para você com o maior prazer.

Antes de comprar um produto de software, pesquise no serviço e atendimento ao cliente da empresa. A empresa limita a atenção ao horário comercial? Você sempre receberá assistência do mesmo profissional ou será redirecionado toda vez que tiver um problema diferente? Você descobriu essa informação antes de contratá-la pode deixá-lo mais calmo quando se deparar com uma situação problemática ou precisar de uma resposta rápida.

Todo mundo tem um orçamento, mas isso não significa que você deve sempre escolher a opção mais barata. É importante pesar sempre o custo e benefício, porque se você escolher um software que é mais barato, mas não atende completamente às suas necessidades, você acabará tendo que substituir ou contratar outro para complementar. Além disso, considere o que determina o preço do software. É contabilizado pelo usuário, pelo usuário concorrente ou pelo processador? Isso ajudará você a definir qual plano é compatível com a estrutura e o funcionamento de sua agência.

Sempre que possível, recomenda-se testar o software antes de se comprometer a ver se realmente será útil e se encaixa na estrutura da sua organização. Opte por software que ofereça uma versão de teste para testar os recursos antes de comprar. Lembre-se que para que o teste faça sentido, é necessário aproveitar o tempo livre de forma estratégica.

Você gostou deste texto sobre os pré-requisitos para escolher o software para sua agência? Então, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdo como este!

Leave a Response