close
Investimentos

Investimento com pouco dinheiro

Uma das grandes desculpas para as pessoas não pouparem é que, para ganhar com investimentos, você precisa de muito dinheiro. Mas isso é uma lenda e eu quero provar isso. Mas antes de falar sobre teoria e números, gostaria de citar a história de Warren Buffet, que hoje é um dos homens mais ricos do mundo, com patrimônio estimado em 84 bilhões de dólares.

Warren Buffet, nosso exemplo prático

Como a maioria das pessoas, Warren não herdou uma grande fortuna e não iniciou uma empresa que lançou um produto revolucionário, como Bill Gates (Microsoft) e Mark Zuckerberg (Facebook). Pelo contrário, ele começou como a maioria de nós, trabalhando duro e economizando o máximo que pôde. Em sua pré-adolescência, ela começou a trabalhar com vendas de porta em porta e entrega de jornais, e aos 11 anos fez seu primeiro investimento, comprou 3 ações da Cities Services Preferred, uma empresa de petróleo e gás dos EUA, por US $ 38,00. um total de $ 114.

Desta forma, a questão permanece: se Warren começou no mundo dos investimentos com pouco mais de US $ 100 e era multimilionário, por que você não pode começar com 100 reais?

Como muitos sabem, o menor valor para investir no Tesouro Direto hoje é de aproximadamente 35 reais, e há ações de grandes empresas como as lojas Grendene, Tim e Renner que custam menos de 30 reais. Mas sempre há a dúvida: fazer investimentos de 100 reais por mês compensa os custos com transferências, corretagem e custódia?

A matemática por trás

Para provar isso, vamos supor que todos os custos para investir são 20 reais por mês, o que é um custo alto para a realidade atual dos bancos e corretoras digitais. E que você vai fazer uma contribuição mensal de 100 reais, assim os custos representam 20% da contribuição. Apesar desse custo elevado, em uma visão de longo prazo (30 anos), contribuindo para um investimento seguro que rende 6% ao ano, ao final do período você terá economizado 30 mil reais e o investimento terá rendido cerca de 50 mil real, adicionará um patrimônio de aproximadamente 80 mil reais. Isso já descontando os R $ 7.200 gastos com transferência, corretagem e custódia. E isso só acontece com base no poder dos interesses compostos.

Obviamente não é o melhor cenário dentro dos investimentos, mas entendo que é melhor ter os 80 mil em investimentos do que parar de investir porque alguém disse que para isso você precisa de muito dinheiro. Voltando ao exemplo de Warren, ele não estava satisfeito em economizar apenas US $ 100 por mês, então ele sempre procurou trabalhar mais e gastar menos para aumentar as contribuições para o investimento.

em conclusão

Procure sempre economizar e investir todos os meses, independentemente do valor, pois através dessa prática você criará uma cultura de economia e investimento. Também é importante buscar meios para aumentar a contribuição mensal, através do crescimento da renda ou da redução de despesas. Desta forma você estará construindo uma herança e garantindo saúde financeira a longo prazo.

Leave a Response