close
Estilo de Vida

Hora da virada: Saiba reconhecer os sinais para sair do emprego

Optar por sair pode ser a melhor opção para garantir crescimento profissional. Foto: Shutterstock

A decisão de sair do emprego deve ser tomada depois de analisar a perspectiva de futuro.

A situação é comum no mercado de trabalho: chega um momento em que o funcionário, por diversos motivos, não se sente mais satisfeito com a função que exerce, optando por sair do emprego. Descobrir o momento ideal de se afastar e perceber os sinais de que a mudança é necessária nem sempre são tarefas fáceis. Para ajudá-lo nesse processo, reunimos algumas dicas essenciais a seguir.

Optar por sair pode ser a melhor opção para garantir crescimento profissional. Foto: Shutterstock

6 indícios de que você deve sair do emprego

1. Você não consegue se motivar

Independentemente da tarefa que lhe é incumbida, você não encontra motivação para realizá-la e a jornada de trabalho se torna um martírio. Esse é um dos principais sinais de que o “fio virou”. Você deixou de apreciar a companhia dos colegas, arrasta-se para o local de trabalho e quase não consegue suportar a rotina? Chegou a hora do adeus.

2. Você perdeu a vontade de mudar

Se você, assim como outros colegas, desistiu de promover mudanças na empresa, resignando-se à situação atual, a alternativa pode ser procurar outra ocupação. Quando o sintoma é geral, significa que é mais fácil migrar do que tentar alterar padrões constituídos há muito tempo.

3. Você não é valorizado

O profissional se dedica, é pontual, procura fazer tudo da melhor forma possível, atinge e supera metas, mas não tem retorno por parte da empresa. Quando um desempenho melhor é tratado da mesma maneira que um desempenho pior, não há motivação para continuar melhorando. Pode ser o caso de sair do emprego.

4. Você não tem perspectiva de crescimento

Depois de crescer, ser promovido e pular etapas, você chegou a um ponto em que se sente estagnado? Se não há mais como ascender – profissional e financeiramente -, talvez seja o momento de sair do emprego e buscar novos desafios.

5. Você vive pelos finais de semana

A segunda-feira é um tormento? Você faz contagem regressiva para a chegada da sexta-feira? Esses são alguns sintomas de que chegou o momento de procurar um emprego que traga motivação à sua vida e proporcione mais qualidade de vida e satisfação pessoal.

6. Você deixou de respeitar os superiores

Quando não há mais respeito pela chefia, a ponto de duvidar de sua autoridade, é hora de mudar. Perder a noção de hierarquia é um dos sinais de que você deixou de levar o trabalho a sério e já não se dedica a ele como antes.

Decisão de sair do emprego exige reflexão

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso refletir de forma tão racional quanto possível a respeito das consequências. Entenda que a mudança de emprego altera de forma inevitável a sua rotina, com colegas diferentes, ambientes distintos e novas perspectivas profissionais e financeiras.

Colocar no papel os pontos positivos e negativos é uma boa alternativa para mensurar com precisão se a atitude trará benefícios ou malefícios à vida pessoal e profissional. Outra dica útil é definir com antecedência o que você pretende fazer. Se a intenção é não ficar desempregado, procure alternativas para sair da empresa atual somente quando conseguir encaminhar uma nova ocupação.

Não deixe, porém, que pensamentos retrógrados impeçam sua decisão. Viver é estar em movimento constante: nada o impossibilita de recomeçar e tentar outras alternativas. Assuma o controle do seu destino. Boa sorte!

Já sabe identificar o momento de sair do emprego? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado em todas as novidades do Realsecureweb.

Leave a Response