close
Marketing Digital

Conheça as tendências para criação de sites em 2020

Começo de 2020, é hora de saber o que podemos esperar das tendências em criação de sites e como usar essas dicas para melhorar seu portal.

Já é sabido que a primeira impressão é a que fica, assim como a propaganda é a alma do negócio, e ambos ditados populares cabem muito bem quando falamos em criação de sites, e não só na questão da imagem, mas também de infraestrutura do blog. Afinal, ninguém quer ficar navegando em um site pesado, lento, que não dê para fazer nada.

Tendências para criação de sites em 2020

1 – Sites estruturados para mobile

Cada vez mais as empresas têm pensando nos usuários que usam o celular para acessar sites. Andando por qualquer local com um bom número de pessoas é possível saber o porquê.

Progressivamente os navegadores cibernéticos passam muito tempo na frente da tela de um telefonema móvel, o que quer dizer que ele faz boa parte das suas tarefas, inclusive acesso a portais por meio de celulares.

Sendo assim, com certeza uma das tendências em criação de sites para 2020 é investir em portais otimizados para esses aparelhos eletrônicos.

Neste ano, a propensão será optar pelo design mobile-first, um modelo trabalhado para ser muito além de um formato que ofereça uma boa navegação aos usuários. Ele foca em disponibilizar algo realmente personalizado para esse público “móvel”.

Dentro desse design, é importante trabalhar na clareza, consistência, familiaridade – fazer da navegação uma viagem agradável -, espaços em branco e legibilidade.

2 – Chatbots

Com o avanço da tecnologia e da internet, é totalmente esperado que os atendimentos virtuais vão substituir os humanos, pelo menos em algumas partes do processo. O que tem seus prós e seus contras. Para quem não tem capital para contratar uma equipe de atendimento no começo, é uma ótima opção.

Desta forma, o Chatbot está entre as tendências em criação de sites do ano de 2020. Essa ferramenta tem a capacidade de conversar com o usuário, atendendo aos mais diferentes tipos de solicitações.

Com a inteligência artificial ficando cada vez mais comum no cotidiano, em breve o uso de Chatbots será comum. A única desvantagem é que a máquina não consegue responder perguntas sarcásticas ou não previstas pelo sistema, por exemplo. Como tudo, tem o seu lado bom e o ruim.

3 – Utilização de vídeos

Não é exatamente uma novidade, mas o vídeo deve se tornam ainda mais forte em 2020. Ele será usado para passar informações de forma mais eficiênte, além do fato de ser um apelo estético muito consumido pelos usuários de portais.

E o fato do vídeo se tornar um ferramenta neste âmbito é algo contraditório, pois os usuários admitam que a ideia não é ficar muito tempo no site quando o acessam, mas que passariam até 5 minutos nele se for para assistir um vídeo.

Como crair um site

Bom, conhecemos as tendências de criação de sites para 2020, mas ainda não tem o seu próprio portal? Hoje em dia, isso não é mais problema e a questão pode ser resolvida em pouco tempo.

Os empreendedores não mais precisam se preocupar em contratar alguém para montar o seu site. Bom, não no começo, pelo menos.

Graças a plataformas como Wix ou WordPress, tudo é feito de forma rápida e gratuita, o que é ainda melhor para quem está começando agora o seu negócio.

O processo é bem fácil. Primeiro, faça o cadastro gratuito em uma dessas plataformas. Em seguida, acesse a área de criação e comece a construir o blog. A ferramenta dará algumas opções, como escolher o template que mais gostou.

Em seguida, adicione as páginas ou abas que terá no portal, seguido do conteúdo personalizado, como vídeos, imagens e textos.

O próximo passo é gerenciar as configurações do SEO, parte essencial do processo. E, por fim, publique-o.

A montagem em si é muito fácil e simples, mas antes de chegar a ele é preciso definir algumas coisas. Como, por exemplo, qual é o objetivo da plataforma? Vender produtos ou serviços? Qual será o nicho dele? É bom pensar em tudo isso antes de construir o site em si.

É importante também registrar o domínio antes dessa etapa. Este nada mais é que o nome da sua empresa. Uma dica em relação a isso é comprar o nome ao invés de utilizar plataformas com versões gratuitas, pelo menos neste caso em específico.

Não esqueça também de contratar um serviço de hospedagem. Este será o local onde o site ficará armazenado e disponível para o seus usuários. Existem planos mais baratos e os mais personalizados. O que o empreendedor pode fazer para economizar uma quantia é fazer o plano com a mesma empresa onde registou o domínio.

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

Leave a Response