close
aposentadoria

Como viver do aluguel? 4 passos para sua independência financeira

Aposto que você tem o sonho de sair cedo e viver apenas com aluguel, certo? Bem, é, muitas pessoas compartilham esse mesmo sonho, mas poucos fazem nada para alcançá-lo.

Não é algo que é feito durante a noite, na verdade, você precisa de paciência e muito trabalho para finalmente viver com a renda de seus investimentos. Dê uma olhada no passo a passo que o Blog do Rico preparou para você aprender a viver do aluguel:

# 1 – Faça um equilíbrio financeiro

Este passo é o primeiro e um dos mais importantes. Responda honestamente: você sabe exatamente quanto ganha, quanto gasta e quanto pode economizar mensalmente?

Assim como uma empresa precisa conhecer seus números para ser independente, você também precisa dela. Então, você pode fazer isso de duas maneiras. Com um aplicativo como o Organize, em uma planilha no computador ou no mesmo papel.

O importante é colocar todos os seus ganhos mensais, atrasos, contas recorrentes e contas variáveis.

# 2 – pague seus atrasos

Depois de fazer seu balanço financeiro, é hora de pagar dívidas antigas se você tem algum.

Imagine que você tenha um ótimo rendimento de R $ 3 mil por mês com seus investimentos. No entanto, suas dívidas geram R $ 2.000 de juros por mês. Você é independente? Claro que não. Portanto, envie todas as dívidas, chame os credores e negocie.

Depois de negociado, seu nome não será mais negado e os interesses serão fechados.

# 3 – Faça um planejamento financeiro

Agora que você tem conhecimento de suas finanças e tem zero dívidas, é hora de mapear sua independência financeira.

O primeiro passo é saber qual é o máximo que você pode economizar dinheiro mensalmente. O ciclo de enriquecimento é simples. Se trata de:

GANHAR – SALVAR – INVESTIGAR

A relação entre o que você ganha e o que você economiza permite mais ou menos investimento. E quanto mais você investe, mais rápido você pode viver do aluguel.

Em seu planejamento financeiro, descubra qual é o mínimo que será investido para você ser financeiramente independente em X anos.

# 4 – Execute o plano

Este é o momento da prática. Um plano só é bom quando executado bem. Então, você precisará de paciência e disciplina para economizar e investir mensalmente.

Seja encorajado, no futuro, o esforço valerá a pena.

Leave a Response