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Como recursos audiovisuais podem ajudar na produção de conteúdos de um site

Os recursos audiovisuais são amplamente utilizados nas estratégias de marketing digital. Isso porque, segundo pesquisas na área, os conteúdos em vídeo são altamente atrativos e podem aumentar até 54% do alcance de uma marca.

 

Além disso, de acordo com dados da WordStream, as empresas que empregam conteúdo audiovisual nas estratégias de marketing conseguiram gerar uma receita 49% maior do que aquelas que não usam vídeos.

 

Só com esses números, já dá pra ter uma ideia de quão importante é pensar na produção audiovisual. Por causa disso, os empreendimentos estão pensando cada vez mais em como implementar os vídeos no marketing, especialmente digital.

 

Pensando nisso, o artigo de hoje trata justamente de como recursos audiovisuais podem ajudar na produção de conteúdos de um site. 

 

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Em primeiro lugar, o que é uma produção audiovisual?

A produção audiovisual envolve qualquer conteúdo que trabalha com imagens e áudio, ao mesmo tempo. Na internet, temos os vídeos como principais expoentes, que podem ser trabalhados de diversas formas.

 

Sendo assim, uma produção audiovisual pode ser:

 

  • Uma apresentação;
  • Um tutorial;
  • Um webinar;
  • Uma propaganda.

 

Por exemplo, é possível que um site produza um vídeo tutorial explicando como funciona um grampeador para madeira. Desse modo, a audiência poderá visualizar, de maneira muito mais simples e prática, como o acessório opera.

 

O webinar também é um recurso audiovisual muito empregado no marketing digital. Por meio dele, a empresa pode educar o público sobre um determinado produto e/ou serviço, já que o material funciona como uma espécie de “e-book”, só que em vídeo.

Mas, por que devo investir em recursos audiovisuais no meu site?

A resposta é simples: você deve investir em recursos audiovisuais no seu site porque eles chamam muito mais atenção do que materiais em textos.

 

Imagine, por exemplo, que você está procurando como se faz um revestimento de poliuretano. Ao digitar na internet, encontrou dois tipos de conteúdos: um artigo em um blog e um vídeo tutorial.

 

Agora, pare e pense: qual desses dois conteúdos é mais fácil de ser assimilado?

 

Certamente, o vídeo tutorial.

 

E é exatamente esse pensamento que norteia os leads (potenciais clientes) e o porquê da preferência pelos vídeos.

 

Por esse motivo, empresas e websites que investem em conteúdos audiovisuais tendem a se destacar e ter mais reconhecimento no mercado.

 

Além disso, você também pode produzir um vídeo institucional. Por exemplo, uma distribuidora de pneus vipal pode produzir algo bem interessante para repassar ao clientes e aos colaboradores, também envolvendo uma estratégia de endomarketing.

 

Ou seja, as possibilidades são inúmeras. Basta ter criatividade para produzir algo relevante e, assim, conquistar muito mais presença no mundo virtual.

3 dicas para produzir um conteúdo audiovisual para o seu site

Se você foi convencido(a) da importância dos recursos audiovisuais para o seu site, está na hora de aprender como se faz essa produção.

 

Veja abaixo algumas dicas!

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo é saber exatamente o que seu público deseja consumir. Assim, se você tem um website para encomendas de salgados assados para festa, saiba qual é o perfil dos seus clientes, para adequar a linguagem e direcionar o conteúdo.

 

Dessa forma, você poderá elaborar algo muito mais assertivo, causando encantamento na sua audiência e, consequentemente, um número maior de conversão de leads.

2. Tenha um roteiro para a sua produção

Para elaborar algo audiovisual, não basta ligar a câmera e sair falando. Ainda mais, se você quer algo para conquistar clientes. Daí a necessidade de um roteiro.

 

O roteiro será o guia para o seu vídeo. Ele que vai basear toda a produção de conteúdo, para que o material tenha qualidade, relevância e seja bem produzido.

 

Além do mais, se você está trabalhando com atores e atrizes, o roteiro é ainda mais importante, pois ele irá mostrar à equipe como produzir o conteúdo.

3. Diversifique os formatos

Na internet, os usuários querem ser bem informados e se deparar com materiais diferentes. Isso vale também para os recursos audiovisuais.

 

Se você percebeu que o seu público gosta de tutoriais, vale a pena ter mais vídeos nesse estilo, mas também é importante diversificar, com novas temáticas e formatos.

 

Desse jeito, você mantém a sua audiência interessada e curiosa sobre os assuntos tratados no seu site.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

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