Como priorizar o fundo de emergência, economizando e pagando dívidas
Nós todos queremos ser mais responsáveis com o nosso dinheiro. Enquanto isso, parece bom em teoria, pode ser confuso quando você decide implementá-lo!
Quanto de suas finanças vai para o lugar certo? Como você pode acabar com a confusão e ter suas finanças no dia? O blog Mint dá algumas dicas:
1. Faça um “mini” fundo de emergência
Você precisa ter um fundo parcial em primeiro lugar. Se você não tem um, e precisa enfrentar uma crise, terá que pedir dinheiro emprestado, o que significa mais dívidas. Seja com um membro da família, um banco ou o cartão de crédito.
Um fundo de emergência “mini” deve ser em torno de R $ 2000. Isso cobrirá emergências menores.
Toda vez que seu fundo de emergência acabar, interrompa qualquer outra despesa e salve até que você possa juntar o valor novamente. Então, você pode se concentrar na construção de um fundo de emergência mais substancial, algo equivalente ao seu custo de vida de 3 a 6 meses.
2. Renegocie sua dívida
Antes de começar a pagar sua dívida, você deve encontrar maneiras de reduzi-la. Veja se você pode refinanciar para obter uma menor taxa de juros: dívidas de carro, hipotecas e empréstimos estudantis.
Quando você renegociar, verifique se o seu novo empréstimo não é ainda pior. Quanto maior o tempo de empréstimo, mais você pagará em juros. Você deve usar a renegociação como uma oportunidade para economizar dinheiro e não gastar mais.
3. Concentre-se em salvar
A regra geral é que você deve alocar entre 10-15% de sua renda para a aposentadoria. Enquanto algumas pessoas argumentam que todos os seus esforços devem ser para o pagamento de alguma dívida, alocando dinheiro para a aposentadoria agora, você pode economizar dinheiro mais tarde.
Por quê? O aspecto mais importante de poupar para a aposentadoria é o tempo. Quanto mais tempo você gasta, mais você terá – simples também.
Você gostou dessas dicas? Como você organiza seu orçamento? Revise!
Conheça bons investimentos para sair da poupança
The author Fabio A. Pimentelli Gomes
Fabio A. Pimentelli Gomes em Engenharia Civil e Direito, além de possuir diversos cursos financeiros, foi palestrante e hoje desfruta de sua merecida aposentadoria. Adora ler e passar informações relevantes a seus leitores espalhados por diversos blogs.