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Negocios

Como medir a competitividade do produto com pesquisa?

O que é competitividade e como um termo, frequentemente utilizado nos mercados financeiro e econômico, está mostrando sua face e importância na área de marketing e comunicação? A competitividade do produto será o assunto deste artigo.

No setor financeiro, competitividade empresarial é o pesquisar por um retorno igual ou superior aos principais concorrentes competindo por sua o mercado de atuação. Ao mesmo tempo pensar na área de marketing, a competitividade do produto é a sua capacidade de satisfazer as necessidades de seus clientes, com maior aptidão do que seus concorrentes, não apenas no curto prazo, mas buscando um modelo de negócio sustentável.

O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que a competitividade pode ser medido para identificar pontos fortes e fracos:

  1. Para seus consumidores, O produto da sua marca oferece uma melhor qualidade, custo benefício, imagem ou desejo do que os produtos concorrentes?
  1. O serviço prestado pela sua empresa é rápido – considerando velocidade de resposta, velocidade na entrega ou entrega e velocidade de produção?
  1. Você considera o relacionamento de sua marca e produto com seus bons consumidores?

1. Esta competição não é exclusiva por exemplo, por preço!

É importante lembrar que o preço não é o único fator de competitividade do produto, e Pré-qualifique seu produto Pode ser uma tarefa difícil. nós sugerimos olhe e meça Valor para o cliente do seu produto, uma métrica usada por diferentes empresas e que é o resultado do comportamento dos mais vários consumidores. Você quer saber mais sobre diferentes tipos de perfis de comportamento, Desvendamos a relação das mulheres com o universo da beleza.

O consumidor está constantemente em situações que exigem uma decisão de compra, “Devo comprar uma calça comprada na loja da marca ou comprar jeans parecidos na loja multimarcas?”. o“Eu quero um café na cafeteria gourmet ou um café da padaria do bairro?” Nestes dois cenários propostos, o consumidor tem opções antes de fazer uma compra. Nestes casos, Leve em consideração os benefícios de fazer essa compra contra seu custo financeiro.

Não levando em conta apenas o preço, mas quais são os benefícios de compre um café gourmet, por exemplo, a imagem da marca e do copo que o café vai servir, sua embalagem, a possibilidade de compartilhar uma foto nas redes sociais e mostrar que você estava em um lugar sem bater eles são pontos em comparação com produtos similares. o peso de EPE fatores cara a cara seu custo final e sua comparação com outras opções é o Valor Ustomer.

Lembrando que cada consumidor selecione diferentes fatores a serem pesados ​​no momento da decisão de compra. Eué variável pela situação financeira atual, perfil demográfico, educação, experiência anterior, indicação de amigos e familiares e vários outros fatores. mas, como saber sim Estou criando valor de marca / produto de uma maneira melhor do que meus concorrentes?

2. Velocidade como competitividade positiva do produto

Com o crescimento e a velocidade permitidos pela Internet, os consumidores têm a facilidade de encontrar informações sobre produtos, classificações ou comentários de outros usuários em relação a um determinado serviço, diferentes preços e ofertas. o que relacionamentos de compras acelerados: O consumidor quer produtos e serviços nunca antes imaginados e cada vez mais rápidos.

O que dissemos até agora não é novidade para ninguém! Mas, com essa relação de desejo, os consumidores tendem a procurar produtos que não demorem muito para satisfazer suas vontades. Com isso, a velocidade vem como competitividade do produto. Vamos ver exemplos de comércio eletrônico, serviços B2B e produtos B2C?

– Amazon Prime Estados Unidos: dos casos mais bem sucedidos é a empresa americana de comércio eletrônico, Amazon, e seus Home. Ao se inscrever para o serviço, é possível comprar vários produtos no site da empresa e recebê-los em casa em até 2 dias ou mesmo em apenas 2 horas. Você pode imaginar comprar um produto on-line e recebê-lo em duas horas em casa?

Isso foi importante para a Amazon, uma vez que, nos Estados Unidos, a entrega média de produtos comprados on-line é de 3 a 7 dias. Quando um consumidor experimenta uma entrega de duas horas, é difícil não considerar isso nos benefícios do produto. Valor para o cliente. Mesmo se o preço do produto + preço da assinatura do serviço for maior do que a compra em sites concorrentes.

– Táxi Easy e Táxi 99: pensando noO problema da locomoção nas grandes cidades, essas duas empresas (Easy Taxi – 2011 e 99Taxi – 2012) criaram aplicativos que conectavam, Praticamente e rapidamente, os condutores de taxi e passageiros. Medir a competitividade do produto fornecido por essas empresas não é pensar na velocidade do carro. mas, sim nos outros fatores, como praticidade: não feito que seria mais necessário andar na rua procurando um taxi ou agendar uma corrida.

3. Marketing de Relacionamento

Trabalhar o relacionamento do seu produto é um desafio. Principalmente se considerarmos que os hábitos comportamentais e os gostos dos consumidores estão mudando a todo momento. Tenha uma imagem e se destacar no multidão de produtos é o que todas as As empresas buscam e usam como diferencial competitivo.

Uma das possibilidades para medir o seu grau de relacionamento com os clientes e o recall da marca é trabalhar com questionários sobre: ​​Avaliação de Recall de Marca, Avaliação de Saúde de Marca e Pesquisa de Satisfação e Posicionamento. Isso porque, ao buscar construir relacionamentos fortes com os consumidores, marketing de relacionamento ele também cria um público fiel e ativo.  clientes que acreditam em seus produtos e benefícios, recomendam para amigos e defendem a marca.

Possuir um público fiel é um grande diferencial quando se pensa na competitividade do produto em relação aos concorrentes. Pense em quantas vezes você comprou um produto ou serviço em nome de amigos, familiares ou colegas de trabalho. Portanto, o diferencial do seu produto pode ser o preço, mas encontrar um diferencial real o o problema / dor que efetivamente resolve para seus consumidores é tão importante quanto.

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