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Como as investigações podem ajudar?

No mundo corporativo, o posicionamento é ocupar um lugar diferenciado na mente (e no coração) de seus consumidores quando se trata de um segmento específico do mercado. Para isso, diferentes estratégias são adotadas, focadas em trabalhar a percepção e as experiências oferecidas àqueles que, de alguma forma, se relacionam com uma determinada marca.

Descubra agora qual é o posicionamento de marketing e saiba como as pesquisas podem ajudá-lo nessa tarefa.

O que é posicionamento de marketing?

Para Philip Kotler, um dos principais expoentes quando a questão é marketing e gestão, o posicionamento é o resultado da soma da segmentação e diferenciação. No livro Gestão de Marketing, o especialista define o posicionamento como “a ação de projetar o produto e a imagem da organização para ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público alvo”.

Este conceito é considerado como base para qualquer estratégia de percepção pública. Isso significa que o posicionamento é a maneira pela qual a empresa quer ser vista por aqueles a quem é direcionada.

Para chegar lá, a empresa precisa oferecer algo diferente e exclusivo para um segmento específico do mercado em que está inserido. E mais: também é necessário saber se comunicar com o público e projetar a imagem desejada, considerando as qualidades técnicas do seu produto ou serviço e tantos outros valores emocionais e subjetivos.

O posicionamento de marketing consiste, portanto, em um conjunto de ações estratégicas cujo objetivo é divulgar uma marca e seus produtos, sempre levando em conta o espaço que a marca quer ocupar na mente e no coração de quem a consome.

É através do posicionamento que a reputação da marca é consolidada, o que impacta diretamente nos resultados do negócio em termos de aumento de vendas e fidelização de clientes.

Quando eles são elaborados e executados de forma eficiente, estratégias de posicionamento de marketing conseguem fortalecer a imagem da empresa na cabeça de seus consumidores.

Esse fenômeno é chamado Top of Mind, ou seja, a primeira marca que vem à mente quando pensamos em uma determinada categoria, por exemplo.

Como as pesquisas podem ajudar no posicionamento de marketing?

Sempre que falamos em posicionamento, é fundamental buscar entender a perspectiva dos consumidores. Isso porque a imagem que a empresa quer passar nem sempre é a imagem percebida Público objetivo.

Nesse sentido, as investigações digitais podem ser muito úteis para você conhecer melhor seu público, assim como suas necessidades e desejos.

As pesquisas são ferramentas importantes para definir seu posicionamento de marketing. Através deles, é possível obter informações valiosas, que o ajudarão a entender melhor se a experiência que seu produto ou serviço oferece está alinhada com os valores e com a imagem que sua marca deseja transmitir.

Além disso, a pesquisa também é útil para identificar o nível de aceitação, pelo público, de idéias e conceitos que você está tentando associar à sua marca. Com essa ferramenta, você também pode verificar se os canais escolhidos para comunicar essas ideias são, de fato, eficazes.

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