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Marketing Digital

As melhores estratégias de endomarketing para sua empresa

Endomarketing é uma estratégia importante, afinal ela é totalmente voltada para as ações internas de uma empresa.

Ele ajuda a reduzir o turnover ou índice de rotatividade de funcionários, além de atrair os melhores profissionais para a organização.

As empresas que aplicam essa estratégia passam uma imagem de um bom lugar para se trabalhar, fazendo dela o emprego dos sonhos de muita gente.

Se o marketing verdadeiro e bem-feito precisa começar de dentro para fora, neste artigo, vamos falar sobre o que é endomarketing e quais estratégias as empresas podem usar.

O que é endomarketing

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é uma estratégia voltada para as ações de dentro da organização. Ele visa melhorar a imagem da instituição entre seus próprios colaboradores.

Como resultado, a empresa tem uma equipe mais motivada, o que acaba por reduzir a quantidade de funcionários que entram e saem da instituição.

Trata-se de uma estratégia importante, porque os colaboradores influenciam muito as pessoas que não fazem parte da empresa.

Pelo fato de conhecerem os bastidores dela, eles conhecem bem os processos e podem dizer como a organização realmente é.

Importância do endomarketing

Quando uma empresa de treinamento de brigada de incêndio investe em marketing interno, passa a receber vários benefícios que justificam sua importância. 

Dentre eles estão:

  • Colaboradores mais motivados;
  • Otimização da produtividade;
  • Baixa rotatividade de funcionários;
  • Clima organizacional saudável.

Ter acesso a esses e muitos outros benefícios trazidos pelo endomarketing só é possível quando bem aplicado e quando a empresa pensa em boas estratégias.

Dicas de estratégias para endomarketing

Uma fabricante de anel de formatura enfermagem, por exemplo, tem suas regras e seu próprio clima organizacional, mas assim como qualquer outra instituição, precisa se dedicar ao endomarketing por meio de algumas estratégias.

Entre as mais conhecidas, podemos citar:

Comunicação Interna

A comunicação interna é importante para melhorar o ambiente de trabalho. Para isso, o diálogo precisa ser uma via de mão dupla, ou seja, funcionário e empresa possuem voz ativa e ouvem um ao outro.

As organizações devem promover soluções que permitam aos colaboradores sugerir melhorias nos processos internos. Isso faz com que os funcionários se sintam mais úteis e mais satisfeitos com seu trabalho.

Palestras e eventos motivacionais

Todo profissional, desde colaboradores de lojas até fabricantes de persiana para quarto precisam estruturar seu caminho profissional.

As palestras e eventos motivacionais não apenas colaboram para que os funcionários se aprimorem como profissionais, mas também influenciam em seu crescimento pessoal de maneira positiva.

Além disso, elas oferecem uma base sólida para o desempenho das atividades do cotidiano, refletindo no atendimento da empresa às demandas do mercado.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é algo muito corriqueiro nas estratégias de marketing em empresas do mundo todo. 

Mas elas não importam apenas para os clientes, os colaboradores também se sentem mais motivados quando essa estratégia é voltada para eles.

Essa pesquisa deve ser estruturada pelo RH para que a organização tome conhecimento e atenda às demandas e necessidades de sua equipe.

Ela pode coletar sugestões para melhorar o ambiente de trabalho, além de soluções para determinadas situações do dia a dia.

Benefícios

O vale transporte e o vale alimentação são benefícios importantes oferecidos por diversas empresas, como uma voltada para o ramo de revestimento cozinha

Mas existem outras possibilidades que devem ser pensadas e exploradas.

Algumas das mais interessantes e aplicadas por boas organizações para se trabalhar são os horários flexíveis e a possibilidade de home office. 

Porém, diversas alternativas podem ser implantadas, como:

  • Cupons de desconto;
  • Sessões de massagem;
  • Espaço para pets;
  • Dia do filho no trabalho.

Também existem empresas que preferem trabalhar com bonificações. Estas podem contemplar colaboradores que apresentam bom desempenho.

As bonificações podem ser valores em dinheiro ou premiações específicas, como eletrodomésticos, passeios, etc.

Tais benefícios motivam as equipes de maneira positiva, bem como incentivam os funcionários para que busquem o seu melhor.

Conclusão

Nem só de salário vive um bom profissional, aliás, os profissionais de agora, independentemente de sua idade, querem muito mais do que um bom salário. É preciso oferecer qualidade de vida para eles.

Por meio do endomarketing, as empresas garantem um clima organizacional muito melhor, mantendo ao seu lado somente as melhores pessoas para sua equipe.

Portanto, mais do que se preocupar com a satisfação do colaborador, o endomarketing é um investimento que traz muitos benefícios para as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

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