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A importância da experiência do usuário em um site

Você já analisou como é a experiência dos usuários em seu site?

A experiência do usuário em um site é tão importante quanto a quantidade de leads gerada por mês. Ter um site que recebe muitas visitas, mas com uma péssima experiência para o usuário pode se tornar um grande problema para o seu negócio.

Por exemplo, um cirurgião plástico começa a fazer alguns anúncios no Google Ads, mas o site médico desse cirurgião é lento ou não é responsivo. Então, os pacientes que estavam interessados inicialmente no anúncio, deixam de entrar em contato devido à baixa velocidade, ou mesmo pela dificuldade de encontrar as informações dentro desse site.

Por isso, esta questão de experiência de usuário é tão importante: ela impacta diretamente em nossos resultados.

O que é UX?

O UX significa Experiência do Usuário. 

O conceito de experiência do usuário implica estudar as impressões do uso de uma certa interface e desenvolver mecanismos para a interação do usuário com o produto. Portanto, antes de escolher a estrutura e a aparência do seu site, você precisa entender o seu público-alvo, explorando as necessidades e hábitos de interação com aplicativos e páginas.

Quais emoções um determinado produto/serviço traz ao seu público?

Alegria, tristeza, satisfação pelo fato de que o produto atende plenamente às suas expectativas, ou incomoda porque parece diferente ou não funciona de jeito nenhum? Em outras palavras: a experiência do usuário se relaciona diretamente com as impressões e emoções obtidas como resultado do uso de um produto/serviço específico.

UX ou usabilidade?

Planejamento de UX
Imagem que mostra analistas planejando a experiência de usuário

UX e usabilidade geralmente podem ser confundidas, pois essas duas definições são usadas para medir a usabilidade do seu site. No entanto, UX não é usabilidade.

A usabilidade é apenas parte da experiência do usuário responsável pela qualidade do site. A experiência do usuário é baseada no conceito de design.

Se o site for fácil de usar, não será difícil encontrar nele o que o usuário precisa. Mas, um site simples e fácil de usar pode ser chato ao mesmo tempo. Isso significa que sua usabilidade é excelente, mas a experiência do usuário precisa ser aprimorada.

Por que a melhoria da experiência do usuário (UX) é importante para o SEO? Por que o aprimoramento da usabilidade e da experiência do usuário deve ser parte integrante da sua estratégia de SEO?

O objetivo do Google, como outros mecanismos de pesquisa, é fornecer aos usuários os melhores resultados para as suas consultas de pesquisa. E o melhor resultado significa não apenas a resposta para a pergunta do usuário, mas também o quanto essa resposta foi enquadrada com competência.

O Google está comprometido em fornecer a você uma resposta a uma solicitação de forma rápida, conveniente e segura. Isso significa que mesmo um artigo interessante e de alta qualidade pode ser ignorado pelo mecanismo de pesquisa porque o site em que está hospedado é muito lento, confuso, não tem segurança e não passa credibilidade.

Ela usa vários métodos para determinar a usabilidade do seu site. Os mecanismos de pesquisa prestam atenção em parâmetros como velocidade de carregamento do site, otimização para celular, estrutura de conteúdo, além de links internos e externos das páginas do seu site.

Além disso, os mecanismos de pesquisa usam alertas personalizados para descobrir como os visitantes reagem ao seu site.

Um dos fatores importantes é o tempo gasto pelo usuário na página do site e a frequência com que os visitantes retornam a ele.

Se esses indicadores forem altos, significa que os visitantes consideram seu site atraente e útil. Você pode descobrir esses indicadores usando os serviços do Google Analytics ou serviços de análise de sites de terceiros. É importante que os mecanismos de pesquisa entendam como as pessoas interagem com o site, o que significa que a experiência do usuário tem um impacto significativo na classificação.

Por onde começar?

Para começar a melhorar a experiência do usuário, você precisa determinar a finalidade do seu site e de páginas específicas. Que ações você espera dos visitantes: fazer um pedido, registrar-se ou talvez ler um artigo? Outras melhorias estão intimamente relacionadas ao objetivo que você está tentando alcançar com o site. O design e o conteúdo devem ser consistentes com esse objetivo. E esse objetivo claro ajudará você a priorizar a melhoria do seu site.

Uma boa maneira de melhorar a experiência do usuário em seu site é examiná-la através dos olhos do usuário. Para fazer isso, faça as seguintes perguntas e responda-as honestamente:

  • O que você espera encontrar na página?
  • O design da página se encaixa em seu objetivo principal?
  • Os botões necessários são usados ​​no site e foram colocados corretamente?
  • Seu conteúdo é estruturado e fácil de encontrar?
  • Seu site é exibido corretamente em dispositivos móveis?

Outra maneira de evitar “pontos cegos” no site é pedir às pessoas para classificá-lo.

Seu público-alvo precisa testar seu site e informar se ele atendeu às expectativas. Você também pode usar questionários, perguntando ao usuário se ele encontrou as informações necessárias em seu site, mas precisa fazer isso da maneira mais discreta possível, caso contrário, pode ter o efeito oposto.

Dicas de usabilidade: Melhorando o desempenho de UX

Para destacar-se entre uma enorme quantidade de sites e fornecer a experiência mais bem-sucedida para o público, essas dicas para designers de UX poderão ajudá-lo:

  • Sempre destaque as informações mais importantes na interface, como por exemplo: botões flutuantes que permanecem constantemente na página ao rolar para baixo, mensagens interativas, pop-up, botões grandes de registro);
  • Deixe o caminho de cliques que leva à ação de destino (compra, download, assinatura, registro etc.) o mais curto possível;
  • Reduza as informações nas páginas principais, enfatizando benefícios, vantagens e não uma descrição detalhada e completa de produtos e/ou serviços.
  • Otimize sua arquitetura. A navegação simples ajudará ao visitante a ler informações sobre um tema específico, classificando e comprando exatamente o produto/serviço que ele esteja procurando.

O principal fator para melhorar o UX em seu site é: pense nas necessidades, motivos e objetivos mais simples de uma pessoa.

Um bom UX e funções convenientes devem funcionar para uma pessoa real, simplificando sua experiência de interconexão com a interface do seu site.

Devido à crescente demanda no mercado, são necessários mais e mais especialistas neste campo, capazes de analisar o comportamento do público-alvo, para oferecer soluções de alta qualidade para aprimorar os resultados. Por isso, não negligencie a etapa de UX na construção do seu site.

Ele poderá ser um grande diferencial em sua estratégia.

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

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