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7 passos para fazer um planejamento de campanha publicitária

Pensando em criar uma campanha publicitária para sua marca, mas ainda não sabe por onde começar? Saiba que o planejamento é o primeiro passo para uma campanha bem-sucedida.

Nesta postagem, mostraremos passo a passo como criar um planejamento de campanha com base em uma análise de dados confiável, para que você obtenha os melhores resultados em seus esforços de comunicação.

Verifique e saiba como ser assertivo ao comunicar uma ideia e divulgar seus produtos e serviços.

7 etapas para planejar campanhas publicitárias

1º passo – Diagnóstico: analisar a situação da empresa

O primeiro passo para fazer um planejamento eficiente de campanhas publicitárias é analisar a situação atual da empresa. Ou seja: é necessário elaborar um diagnóstico. Deve abranger tanto a empresa quanto o mercado em que você atua.

Para esta etapa, é interessante levantar questões que dão uma dimensão mais ampla sobre o negócio, considerando fatores internos e externos. Você pode, por exemplo, e no caso de uma mudança na qualidade do produto, deve ser levado em conta que,

Quer mais? Duas excelentes ferramentas para ajudar nesta etapa são a análise SWOT e a pesquisa de mercado.

2º passo – Definir o objetivo da campanha

Qual é a motivação da sua campanha publicitária?

Veja alguns exemplos:

  • Lançamento de um produto ou serviço
  • Reforço de imagem institucional;
  • (Re) posicionamento da marca;
  • Expansão para novos mercados;
  • Expansão do público-alvo

O objetivo é responsável por orientar os KPIs da sua campanha, um assunto que será discutido abaixo.

3º passo – Defina os KPIs da sua campanha

Na terceira etapa do planejamento de sua campanha publicitária, você define as metas que deseja alcançar no final da campanha.

o objetivos eles devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo definido.

Exemplo: Aumentar em 10% a venda do produto X no próximo semestre.

Etapa 4 – Defina o público-alvo da campanha

Para quem o conteúdo da sua campanha será direcionado?

Nesta fase de planejamento, é essencial saber com quem sua marca deseja se comunicar. Se você não estiver com o público bem definido, a mensagem da campanha poderá não ser entregue às pessoas certas e, como resultado, você não poderá alcançar os objetivos listados na etapa anterior.

5º passo – Criação do conceito

Com o público-alvo definido, é hora de as equipes de planejamento e criação definirem o conceito da campanha.

Para fazer isso, uma versão preliminar de uma primeira peça é criada. Pode ser um anúncio, um storyboard para ser testado ou até mesmo uma animação que resuma o conceito em um curta-metragem.

Na próxima etapa, esse conceito deve ser comprovado por meio de pesquisas para garantir sua adequação aos objetivos pretendidos da campanha.

6º passo – Faça um pré-teste de campanha

Pesquisas de comunicação servem para antecipar a reação do público ao conteúdo de sua campanha publicitária. A intenção aqui é evitar investir tempo e dinheiro em uma ideia que não gere o impacto desejado.

Com o resultado da investigação pré-teste, é possível fazer os ajustes adequados e, portanto, ser mais assertivo na abordagem adotada na campanha.

Nesta fase, você também pode usar nossa plataforma de busca digital e levantar questões como a adequação do conceito ao público e o impacto na intenção de compra.

7º passo – plano de ação

Para otimizar os recursos disponíveis e orientar a condução do trabalho de campanha, é essencial criar um plano de ação bem concluído.

Com as peças definidas e os mapas de veículos e comunicação prontos, é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer.

Defina responsabilidades, cronogramas e outros fatores respondendo às perguntas do acrônimo 5W2H:

  • O que será feito? – o escopo da campanha.
  • Por que isso será feito? – o objetivo da campanha.
  • Quem: quem vai? – dividir responsabilidades e delegar tarefas.
  • Onde: Onde será feito? – deixar claro em quais lugares as pessoas se encontrarão para discutir e realizar cada etapa da campanha. Pode haver várias empresas envolvidas.
  • Quando: quando será feito? – Definir o cronograma da campanha, dividido em etapas.
  • Como: como isso será feito? – esclarecer quais metodologias e tecnologias serão utilizadas, bem como software de suporte e critérios de tomada de decisão.
  • Quanto: quanto vai custar? – definir o orçamento da campanha.

3 tendências de marketing para 2019

Agora que você sabe como fazer um planejamento de campanha publicitária, dê uma olhada em 3 tendências de marketing para 2019, que você pode incorporar ao seu planejamento.

1 – Personalização

A personalização é uma estratégia de marketing capaz de aumentar a fidelidade do cliente e aumentar as vendas do seu negócio. Procure usar os dados de compra de seus clientes para oferecer uma experiência melhor para ele.

Um exemplo bastante usado é quando os algoritmos de e-commerces analisam o perfil de compra do cliente, cruzam com os dados do site e fazem ofertas personalizadas enquanto você pesquisa produtos no site.

2 – Microinfluentes

A Internet é uma das principais fontes de informação para as quais os consumidores se voltam quando estão em dúvida sobre um produto ou serviço. Nesse sentido, o microinfluenciador (youtubers, instagramers, bloggers, etc.) tem um papel importante na decisão de compra do consumidor final das marcas, porque que estão mais comprometidos com seu público.

Uma história de sucesso foi Campanha de pomada de bepantol, em que 15 microinfluentes usaram suas contas no Instagram para revelar como eles usavam o produto em seus cuidados de beleza com a pele tatuada.

3 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial pode ajudar a equipe de marketing a identificar padrões de consumo. A partir dessas informações, é possível prever o comportamento do consumidor e desenvolver uma campanha mais assertiva.

Recentemente, a empresa de marketing marketing mercado de mercado mostrou em um evento que as campanhas do Google AdWords (links patrocinados) que usam inteligência artificial podem ter uma taxa de cliques até 14% maior e um custo até 35% menor.

Pronto para sua próxima campanha publicitária? Para ficar ainda mais inspirado. Deixe seu comentário e não se esqueça de se cadastrar em nosso newsletter.

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