close
Marketing Digital

7 dicas para você se manter, inspirado e criativo como blogueiro

Muitas vezes me deparo com esse tipo de questionamento e há certamente momentos em que não me sinto, ‘inspirado’ ou ‘criativo’.

Uma das coisas que tenho feito é separado um tempo em cada semana para atividades que me ajudam a me manter renovado. Essas atividades não são específicas para o blog e acredito que pode ser útil para pessoas que trabalham em outros segmentos particularmente aqueles em que você precise desenvolver ideias e ser criativo.

Fiz um breve resumo dos tipos de atividades que tento incluir em minha vida a cada semana:

1. Inspiração

Quando não estou inspirado, acho muito difícil ser criativo ou gerar ideias. Então toda semana eu tento construir momentos para entrar em contato com meus sonhos. Me coloco em lugares onde eu sou suscetível a me inspirar. Isso inclui tudo, desde passar um tempo com pessoas inspiradoras, assistir vídeos, participar de eventos inspiradores, assistir bons filmes e ler livros.

2. Preparação

Quando trabalhamos em um grande projeto, muitas vezes nos sentimos muito sobrecarregados com todo esse processo, não é?

Assim, eu acho que posso tirar um pouco da pressão separando um tempo para a ‘preparação’ da tarefa de criar o projeto. Eu reservo um tempo para a pesquisa, para ler sobre o assunto, conversar com outras pessoas e planejar como fazer para começar o projeto. Isso pode soar um pouco como procrastinação, mas acho que, separando um tempo para a “preparação”, a qualidade do que eu realmente “criar” é muito maior.

3. Criação

Cada semana eu separo tempo significativo para ‘criar’. Para mim, a criação gira, em grande parte, em torno da criação de conteúdo (blogs, vídeos, apresentações) e por causa do cronograma de publicação, você deve fazer isso diariamente.

Por exemplo: se eu preciso publicar dois posts por dia, eu preciso manter esse cronograma atualizado.

Para mim, o momento da criação é geralmente na madrugada. Meu horário de Ouro é das 3 às 5h, que é um tempo que consigo me dedicar inteiramente ao que estou fazendo.

4. Realização

Alguns anos atrás, passei por uma fase de criação de uma grande quantidade de conteúdo que, em seguida, ficava inacabada por semanas, mesmo meses. Isso porque me distraía com coisas novas ou perdia a inspiração ao longo do caminho.

Então eu comecei a construir tempo para “completar” essas matérias.  Muitas vezes, uso parte do tempo para ‘completar’ essas tarefas na parte da tarde ou à noite.

5. Atividades sem sentido

Recentemente li alguns posts para descobrir onde as pessoas obtém as suas melhores ideias. Fiquei espantado como muitas pessoas disseram duas coisas: “no chuveiro ” e ” enquanto caminhava/fazia exercício”. E eu sou exatamente assim.

Costumo ter momentos criativos enquanto eu estou fazendo algum tipo de atividade sem sentido. Para mim pode ser enquanto estou no chuveiro ou quando estou lendo alguma coisa. Percebi isso há algum tempo e decidi pontuar cada dia com atividades irracionais.

Eu não programo essas atividades para horários específicos de cada dia, mas quando eu terminar algo em que eu estou trabalhando, vou apenas fazer essas atividades sem sentido em seguida, antes de iniciar a próxima atividade.

 6. Descansar

Nunca fui adepto a trabalhar 44 horas por semana, por isso decidi ser autônomo e iniciar meu próprio negócio. Contudo, como todo negócio, você precisa se dedicar ao máximo para ver o resultado desejado, o que te desgasta muito fisicamente e emocionalmente, podendo te levar a um verdadeiro stress.

Depois que iniciei meu novo trabalho, dessa vez online, entendo a importância do equilíbrio trabalho/vida, e o pratico. Tiro férias mais regulares, dificilmente trabalho durante muito tempo nos fins de semana e tento sempre tirar algumas horas off. Ainda trabalho duro, mas eu também priorizo o resto e vejo o impacto positivo que tem sobre o meu negócio e minha vida.

7. Aperfeiçoamento Pessoal

Por último, a cada semana eu tento fazer algo que não é tanto sobre a criação de conteúdo ou melhora do meu negócio, mas que me melhora de alguma forma.

Muitas vezes olhamos para os primeiros anos da nossa vida quando frequentamos a escola ou universidade como o período “educativo” da nossa vida. Mas eu sempre achei que se eu não estivesse aprendendo, me esforçando ou não trabalhando em algo para melhorar as minhas habilidades ou conhecimento, eu estaria estagnado. Como resultado, eu gostaria de ter alguns mini-projetos para trabalhar.

Esses projetos podem variar desde, como aprender um novo idioma, até aqueles mais sérios, relacionados ao meu trabalho, como fazer um curso ou assistir a uma conferência relacionada ao meu trabalho.

Eu adoraria saber o que você faz para manter-se, inspirado e criativo?

Leave a Response