close
Investimentos

7 dicas para empreendedores iniciantes

Abrir o próprio negócio é a realização de um sonho para muitas pessoas. A possibilidade de trabalhar com o que gosta, em prol de um propósito e ainda ser remunerado por isso vem atraindo cada vez mais empreendedores. Mas apesar disso, empreender é mais do que realizar um sonho, é enfrentar desafios e agir com estratégias para iniciar, manter, gerar valor para o mercado e tornar o seu negócio uma fonte de renda.

Para que isso se torne possível, é importante prestar atenção nessas 7 dicas para empreendedores iniciantes que preparamos a seguir.

Faça um plano de negócio

Qualquer novo empreendimento deve começar a partir de um planejamento. O plano de negócio deve conter informações como: Dados do mercado de atuação; Localização; Estrutura; Público Alvo; Produtos oferecidos; Capital inicial e capital de giro.

Faça um planejamento financeiro

Até que o seu negócio comece a render lucro para a sua sobrevivência, é importante se planejar para manter uma reserva financeira e não comprometer os investimentos feitos na empresa.

Invista em um negócio pelo qual você tenha afinidade

É muito interessante que você tenha afinidade pelo mercado em que pretende investir. Dessa forma, fica muito mais fácil e prazeroso se dedicar a ele e consequentemente obter sucesso. Em muitos casos existe a possibilidade de trabalhar remoto. Se você tem afinidade com esse tipo de trabalho, conheça este artigo sobre como trabalhar em casa, escrito pelo empreendedor Diego Coutinho.

Estude e torne-se especialista no mercado de atuação

Definido o mercado de atuação, estude, faça cursos, participe de palestras e encontros com outros profissionais da área, enfim, torne-se especialista no seu nicho de atuação. Essa é uma das principais dicas para empreendedores iniciantes, pois possibilita gerar autoridade e credibilidade junto aos seus clientes e traz retornos muito positivos.

Formalize seu negócio e fique atento às obrigações legais

Ter um negócio formalizado, e que cumpra com as obrigações previstas em lei, evita problemas que possam impedir de manter as suas atividades. Além disso, você tem mais opções de linhas de crédito, caso precise de capital para investir no crescimento do empreendimento.

Precifique adequadamente os seus produtos ou serviços

A precificação adequada de produtos depende de variáveis como: valor praticado no mercado, custos e despesas, margem de lucro pretendida e diferencial do produto ou serviço que você oferece. Faça uma pesquisa e levantamento desses dados para adotar uma política de preço que atinja os seus objetivos e também esteja dentro da margem de preço praticado, para não perder espaço para a concorrência e nem mesmo ter o seu produto desvalorizado no mercado.

Foco no cliente

Estar atento às necessidades do seu cliente é regra de ouro para toda empresa. Invista em um atendimento de qualidade, ouça sugestões e pontos de melhoria, entregue um produto ou serviço de qualidade para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Dica bônus: Foco e perseverança fazem toda a diferença!

Quando um novo negócio é iniciado, é natural surgirem obstáculos e desafios. Mas se você seguiu todos os passos de maneira correta, principalmente sobre o planejamento do seu negócio, mantenha foco no seu empreendimento e persevere até alcançar os seus objetivos!

Esperamos que você aproveite as dicas para empreendedores iniciantes e obtenha sucesso em seus negócios!

Meta description:

Empreender é mais do que realizar um sonho, é enfrentar desafios e agir com estratégias para iniciar, manter, gerar valor para o mercado e tornar o seu negócio uma fonte de renda.

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

Leave a Response