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Negocios

5 etapas de como fazer uma pesquisa de mercado on-line

As pesquisas de mercado são ferramentas importantes para entender todo o ecossistema no qual sua empresa está inserida: comportamento do consumidor, satisfação do cliente, força da marca, competição, satisfação do empregado etc.

Graças aos avanços tecnológicos e maior acesso à Internet, agora é perfeitamente possível realizar este tipo de pesquisa completamente online. Hoje, você pode recorrer a um plataforma de pesquisa automatizada e desenvolva seu estudo com agilidade, praticidade e segurança.

Pensando nisso, elaboramos aqui, passo a passo, como fazer uma pesquisa de mercado online. Verifique e saiba como usar esta função da melhor maneira!

Como fazer uma pesquisa de mercado on-line em 5 etapas

Etapa 1 – Definição do problema

Toda a pesquisa gira em torno de um problema para investigar. Portanto, o primeiro passo de como fazer uma pesquisa de mercado online é determinar qual é esse problema.

No caso do seu estudo de mercado, a questão que orientará o trabalho de pesquisa pode ser a seguinte:

  • Qual é a prioridade para meus clientes ao escolher um produto: preço ou qualidade?

Se você identificar mais de um problema, é aconselhável que você faça outra pesquisa de mercado. Isso ocorre porque muitos problemas em uma única investigação podem representar perdas para o resultado final.

Etapa 2 – Definição do público-alvo e do universo da amostra

Após definir o problema a ser investigado, é necessário esclarecer a quem a pesquisa será direcionada. Isto é, quem responderá ao seu questionário?

No caso do exemplo citado no tópico anterior, o público-alvo da pesquisa são os clientes. Mas podem ser concorrentes, fornecedores ou até colaboradores.

O universo de sua pesquisa é o grupo que sua pesquisa quer representar. Por exemplo:

  • Consumidores da classe AB
  • Jovens dos 18 aos 26 anos
  • Moradores do Sudeste Brasileiro
  • Mulheres com mais de 28 anos

A amostra é o número de pessoas escolhidas para representar o universo determinado para responder à sua investigação.

Etapa 3 – Escolha sua plataforma de pesquisa on-line

Uma pesquisa online pode ser feita de diferentes maneiras. É possível, por exemplo, usar um banco de dados com os e-mails dos respondentes que compõem sua amostra ou incorporar os questionários nas redes sociais e no site da sua empresa.

Etapa 4 – Preparar o questionário

Não há pesquisa sem perguntas, não é? Portanto, o próximo passo de como fazer uma pesquisa de mercado online é a elaboração do questionário que será aplicado aos respondentes escolhidos em sua amostra.

A criação do questionário é a parte mais importante da criação da investigação. É essencial estudar a melhor maneira de questionar os entrevistados, um processo que requer muita dedicação e planejamento.

Você pode optar por fazer uma pesquisa com perguntas quantitativas (fechadas) ou qualitativas (abertas).

No caso do exemplo mencionado na etapa 1, você pode, por exemplo, quantificar os clientes que priorizam o preço e aqueles que priorizam a qualidade. Além disso, também é possível pedir para justificar a resposta (preço ou qualidade) através de uma pergunta aberta.

Etapa 5 – Analise os dados

Depois de obter as respostas, o que fazer? Bem, talvez seja a parte mais sensível da sua investigação.

A análise dos dados coletados é o que permitirá chegar à conclusão do seu estudo. Lembre-se da pergunta que você fez lá no primeiro passo? Bem, era hora de responder.

Se, no final, você puder resolver o problema no Passo 1, é porque sua pesquisa de mercado foi realizada com sucesso. Caso contrário, você pode ter que rever algumas das etapas anteriores e verificar se não há nada errado.

Ficou claro quais são as 5 etapas de como fazer uma pesquisa de mercado on-line? Então, comece a trabalhar!

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