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Tecnologia

5 estratégias para uso de redes sociais para ramo industrial

As redes sociais se tornaram um meio de comunicação importante entre empresas e consumidores. Isso porque elas são um dos principais canais de veiculação de campanhas em marketing digital de empresas de todos os setores, inclusive do ramo industrial..

As pessoas estão cada vez mais conectadas, por isso a importância das marcas estarem marcando presença nas redes sociais. Mas é preciso saber usá-las adequadamente.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância dessas plataformas e apresentar algumas dicas de como bem usá-las para obter diversos benefícios.

Importância das redes sociais

Por meio das redes sociais, as empresas conseguem fortalecer a sua imagem perante os consumidores. Isso também permite que elas divulguem seus conteúdos aliados a sua cultura e valores.

Com isso, a visibilidade da companhia industrial aumenta, pois ela é capaz de atingir o seu público-alvo. 

Mesmo porque há um aumento considerável na comunicação entre marcas e clientes. E dentre as principais plataformas estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter.

Outra importante vantagem trazida pelas redes sociais, está no aumento do tráfego orgânico para blogs e sites das empresas.

Por exemplo, se uma fabricante de equipamentos para dentistas cria um conteúdo sobre seladoras odontológicas e publica em seu blog, ela pode compartilhar nas redes sociais para que os usuários possam clicar e ler.

O link direciona essas pessoas para o endereço do blog, e esse aumento do tráfego colabora, inclusive, para as estratégias em SEO, mantendo a página em uma boa posição nos resultados do Google. 

E isso é muito importante para as estratégias em Marketing Digital.

Dicas para usar as redes sociais

Para fazer proveito das redes sociais, é importante usá-las adequadamente. E dentre as principais dicas estão:

1.    Escolher as plataformas certas

Ter um perfil em todas as redes sociais é caro e trabalhoso, logo é necessário saber onde o público mais está presente.

Para isso, uma fabricante de grampo u, assim como qualquer outro tipo de indústria, precisa definir a sua persona para saber quais redes sociais ela utiliza, além de levar em conta aquelas que mais se encaixam com a linguagem usada pela empresa.

2.    Criar um plano de mídia social

Assim como tudo é planejado dentro de uma organização, a presença delas nas redes sociais também deve passar por um planejamento.

Uma dica é organizar uma agenda de postagens e publicar o mesmo conteúdo 4 vezes, em 4 dias diferentes e em 4 horários distintos.

Esta regra, conhecida como 444, garante visualizações e interações, e fica mais fácil se aplicada a uma ferramenta de gestão para as redes sociais.

3.    Direcionar tráfego ao site

As redes sociais são excelentes caminhos para aumentar o tráfego de sites e blogs. Para isso, todo conteúdo postado deve ser compartilhado nas plataformas.

No entanto, é importante que essas publicações sejam realmente do interesse do público. 

Por isso a importância de estar onde ele está e de conhecê-lo a fundo, para entregar algo que seja de seu interesse.

Isso porque se uma fabricante de cosméticos postar algo para um público que esteja interessado em disco de corte para ferro, com certeza ela não vai obter engajamento com suas publicações.

4.    Mensurar resultados

Para ter sucesso com o Facebook, Instagram ou qualquer outra rede, é importante mensurar os resultados. 

Isso ajuda a mudar aquelas estratégias que não estão dando resultado e partir para algo que realmente gere impacto positivo nos usuários.

As redes sociais têm como maior vantagem uma mensuração rápida, fácil e simples, que auxilia as marcas para que elas obtenham um bom engajamento.

5.    Estar atento às notificações

Uma indústria de solda a laser, por exemplo, deve estar atenta às notificações, principalmente da caixa de entrada.

Além disso, é importante responder a mensagens e comentários o mais rápido possível, bem como acompanhar as reações do público, como comentários, compartilhamentos, curtidas, etc. Os leitores nunca devem ficar sem resposta.

Conclusão

Sem dúvida, as redes sociais vieram para facilitar o dia a dia das empresas quando falamos sobre divulgação, fortalecimento da marca, vendas e relacionamento com o público-alvo.

São plataformas simples que não exigem grandes conhecimentos para que possam ser usadas de maneira realmente positiva pelas organizações.

Por meio de ações simples como essas que citamos aqui, qualquer empresa do ramo industrial consegue interagir com os usuários. 

Esta é uma excelente maneira de fixar a marca na cabeça deles e promover-se no meio digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

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