close
Marketing Digital

5 dicas de endomarketing para o ramo industrial

O endomarketing consiste em um planejamento voltado às relações do público interno das organizações.

 

Dentro da estratégia estão ações de comunicação interna, dinâmicas para melhorar o relacionamento entre as equipes, entre outras campanhas que transmitem valores, informações e conteúdos relevantes aos colaboradores.

Qual a vantagem do endomarketing para as indústrias?

O principal objetivo do endomarketing é estimular a percepção que os funcionários têm sobre a empresa. 

 

Por esse motivo, a estratégia é voltada à divulgação de objetivos, metas, além de educar melhor os próprios funcionários sobre o trabalho realizado dentro da instituição.

 

Dessa forma, o endomarketing proporciona uma cultura organizacional muito mais eficaz, contribuindo para diminuir a taxa de rotatividade das empresas, além de melhorar o ambiente de trabalho, o que afeta diretamente na produtividade e nos ganhos.

 

Nas indústrias, o endomarketing, quando bem aplicado, pode trazer várias vantagens, entre as quais:

 

  • Engajar melhor os colaboradores dentro da organização;
  • Melhorar atitudes e comportamentos dos funcionários no trabalho;
  • Promover ações voltadas ao bem-estar de todos;
  • Facilitar os processos de recrutamento e seleção.

 

Por esse motivo, qualquer ramo da indústria, seja ela automobilística, ou voltada ao desenvolvimento de produto para emagrecer, como é o caso da indústria farmacêutica, vale a pena investir em ações de endomarketing.

 

O artigo de hoje vai trazer 5 dicas de como você pode aplicar o endomarketing para o ramo industrial e alcançar ótimos resultados. Confira!

1 – Torne a informação acessível

Cada tipo de indústria possui suas particularidades a respeito de valores, regras internas, determinações e recomendações que todos os colaboradores devem seguir e entender. Mas para que isso seja efetivo, é necessário estabelecer uma boa comunicação interna.

 

Sendo assim, o primeiro passo é tornar a informação acessível à todos dentro da indústria. Quando houver alguma mudança no ambiente de trabalho, todos os funcionários devem ficar sabendo disso rapidamente.

 

Uma ótima maneira de disponibilizar essa informação mais facilmente é criando canais de relacionamento profissional dentro da organização. 

 

Um exemplo, é pelo envio de e-mails informativos, jornais murais e até mesmo reuniões periódicas com os colaboradores.

 

Lembre-se de ter transparência e objetividade quando for transmitir uma informação. Afinal de contas, é importante que todos compreendam muito bem o que está sendo dito.

2 – Use ferramentas online de gerenciamento

No endomarketing, os colaboradores devem ser pensados também como clientes. Por esse motivo, é preciso fornecer o máximo de conteúdo possível sobre o produto ou serviço da indústria, deixando-os a par de tudo o que é feito dentro da organização.

 

Um modo de fazer isso e, ainda, contribuir para a comunicação interna é por meio das ferramentas online de gerenciamento e compartilhamento, como o e-mail, os aplicativos de comunicação e mensagem instantânea, entre outros.

 

Por meio deles, os colaboradores recebem conteúdos exclusivos a respeito dos produtos e serviços da empresa.

 

Além disso, as ferramentas online são muito mais baratas do que as demais mídias e contribuem com a mensuração de resultados.

3 – Faça treinamentos com as equipes

O treinamento é outra ferramenta extremamente importante para o endomarketing. Por meio dele, é possível ensinar mais sobre os produtos ou serviços desenvolvidos na organização.

 

Por exemplo, se a indústria desenvolve produtos para o preenchimento de mandíbula, os funcionários devem conhecer mais sobre o gel biocompatível desenvolvido e os resultados desse procedimento.

 

Dessa forma, fica muito mais fácil produzir algo que se tem conhecimento. Além de ajudar a equipe de vendas no convencimento dos clientes, para que eles comprem o produto.

 

Os treinamentos também são recomendados em caso de inovação dentro da indústria. Se uma equipe desenvolveu um novo produto para micropigmentação de sobrancelha fio a fio, vale a pena reunir os colaboradores para falar mais e explicar sobre isso.

4 – Promova eventos fora do ambiente de trabalho

Para criar um bom ambiente de trabalho, não basta apenas focar em ações dentro do próprio estabelecimento. 

 

Ao contrário, é necessário promover eventos que ajudem na socialização dos colaboradores e na interação com os diferentes departamentos da indústria.

 

Uma maneira de fazer isso é por meio dos eventos externos, como confraternizações, festas de final de ano, datas comemorativas da indústria, entre outros.

 

Aliás, esses encontros são ótimos para que as pessoas possam se conhecer mais fora do trabalho e a interação entre elas seja muito mais dinâmica.

5 – Envie notícias para os colaboradores

O endomarketing não precisa se restringir ao envio de informações acerca da indústria. Os canais de comunicação também podem ser usados para divulgar outros conteúdos, como notícias ou materiais relevantes aos funcionários.

 

Por exemplo, um e-mail falando como fazer uma transferencia de veículo Detran de maneira rápida, notícias sobre o mercado, entre outros.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Network Flow, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Amandha Torres

The author Amandha Torres

Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.

Leave a Response