5 dicas de endomarketing para empresas do ramo de casa e construção
Atualmente nenhuma empresa pode ignorar a importância de manter seus funcionários não apenas satisfeitos, mas dispostos a defenderem aquela marca. A única maneira de garantir isso é por meio do endomarketing.
Também conhecida como marketing institucional, essa estratégia visa diminuir as taxas de rotatividade de funcionários, aumentando a qualidade da relação entre as partes.
No segmento de casa e construção não poderia ser diferente: é preciso muito esforço para atingir esse objetivo. Se você quer entender como fazê-lo, siga adiante na leitura.
1. O papel da comunicação
O primeiro passo é, e sempre será, o da comunicação interna. A cultura da verticalização, que cria regras em excesso, pode trazer excelência, mas é preciso cuidado.
Sempre que as regras se tornam engessadas demais, o ambiente acaba inibindo os funcionários em termos de sugestões e críticas, mesmo as construtivas.
A melhor solução é a da cultura horizontal, que crie várias reuniões participativas onde seja possível todos agregarem e ajudarem na melhoria dos processos diários.
A entrega ou instalação de um Piso Industrial Epóxi pode trazer problemas que um gerente ignora, a não ser que dê ouvidos aos que operam diretamente com essa parte do serviço.
Ou seja, se os gestores se fecham demais na área estratégica, e perdem o horizonte do operacional rotineiro, correm o risco de perderem também a liderança.
2. Como integrar toda a equipe
Outra iniciativa muita parecida com a das reuniões participativas é a das estratégias de integração entre todos os membros da equipe.
Todo funcionário produz melhor quando se sente parte de uma missão mais abrangente. O famoso “vestir a camisa” da empresa passa necessariamente por essa identificação.
Ao mesmo tempo, não é possível fazer isso sem autênticas relações humanas. O desafio é não cair no excesso da intimidade, e nem no da formalidade fria e exagerada.
A solução depende do tamanho da empresa. Como o endomarketing é indicado para marcas de qualquer porte e estágio de evolução, é possível adaptar.
Se a empresa ampliou seu portfólio de Piso Laminado Branco, por exemplo, isso já pode ser razão para uma festa ou comemoração que inclua a todos.
Se há barreiras quanto a valores, um simples happy hour também pode suprir a necessidade de relação humanizada, que é o foco da estratégia.
3. Aplicando pesquisas de satisfação
Um dos elementos mais desafiadores no endomarketing é o de reatar a confiança. Ou seja, uma vez perdida, por qualquer uma das partes, não costuma ser fácil reconquistá-la.
Mas há um modo organizacional de fazer isso, que é por meio de pesquisas de satisfação.
O fundamental dessa dica é que essas pesquisas sejam objetivas, sinceras e gerenciadas por um setor da empresa que dê ao funcionário toda a disposição e espaço de abrir-se.
Por exemplo, um funcionário que já reclamou várias vezes do método que a empresa usa na aplicação de tela de proteção para gatos pode ter desistido de se expressar para o gerente, o que não ocorrerá se a pesquisa vier do RH.
4. A essência do plano de carreira
Uma maneira infalível de demonstrar aos colaboradores que a empresa pensa neles e quer que todos se desenvolvam é por meio dos planos de carreira.
Há divisões tradicionais que independem do segmento daquela marca e até da área de atuação de cada funcionário. São elas:
- Auxiliares;
- Assistentes;
- Coordenadores;
- Analistas;
- Diretores.
Sempre que a empresa demonstra que as vagas preenchidas podem depender também do esforço individual, e não apenas de decisões arbitrárias e de relações viciadas, os colaboradores passam a almejar cada vez mais resultado.
5. Por que inovar nos benefícios?
Se existe um modo imediato de aumentar a satisfação dos colaboradores e diminuir a taxa de rotatividade, trata-se dos benefícios e da remuneração.
Esta dica aparece em quinto lugar, pois seria um erro imaginar que apenas isso resolveria todos os problemas de uma cultura organizacional mal firmada.
Contudo, é preciso lembrar que os funcionários têm suas responsabilidades pessoais e precisam não apenas de boa remuneração, ou de benefícios como alimentação, transporte e plano médico, mas de muito mais.
Não importa se o funcionário passa o dia vendendo parafusos e disjuntor para dois chuveiros no balcão da loja, ou se faz reuniões de expansão de uma rede de casa e construção, sua demanda por lazer, bem-estar e qualidade de vida é a mesma.
Por isso mesmo, investir em parceria com academias, estádios, teatros, parques e eventos dessa natureza favorecem incrivelmente a relação entre as partes.
Tudo isso deixa bem claro como o endomarketing pode melhorar a qualidade da relação entre uma empresa e seus funcionários, desde os mais novos e operacionais até os mais estratégicos e essenciais na missão da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
5 dicas de endomarketing para o ramo industrial
The author Amandha Torres
Amandha Torres é planejadora financeira da Alphaps Version. Formada em Engenharia pela Universidade de Federal de Santo André. Trabalhou em diversas empresas de grande porte e possui vasta experiência no mercado financeiro e imobiliário.