close
Investimentos

4 mitos sobre investimentos para esquecer de uma vez por todas

É muito provável que você já tenha ouvido alguém conhecido falando, ou até mesmo pensando, que investir não é para ninguém. A boa notícia é que hoje você verá que alguns mitos ainda bastante difundidos apenas ajudam a manter as pessoas longe de seus sonhos.

Pense só: quando não se conhece bem uma coisa, sempre ficamos um pé para trás e às vezes nem sequer abrimos a cabeça para entender como ele realmente funciona. E quando a questão é dinheiro, é aí que as pessoas fogem do desconhecido com medo de verem tudo pelo ralo.

É claro que as pessoas precisam ter cuidado quando exploram terrenos desconhecidos, mas não vale a pena deixar uma boa oportunidade para passar pela falta de informação.

Que tal ver alguns sentidos comuns que ainda atrapalham a vida financeira de muitas pessoas e aprender como você pode deixar de lado o medo louco de começar a investir?

1) Você precisa ter muito dinheiro para começar a investir

É praticamente um clássico? Quando se fala em investimento, muitas pessoas já imaginam um homem cinza de terno e gravata e com muito dinheiro no banco. Essa ideia ainda está muito presente no imaginário coletivo, mas a realidade mudou gradualmente (mesmo assim!).

Hoje em dia, há cada vez mais jovens, mulheres e pessoas de classes mais baixas investindo também. Chegamos ao cenário ideal? Ainda não, mas pelo menos atinge a felicidade de ver que o mercado de investimentos não é mais exclusivo dos milionários. E tudo isso graças ao maior acesso a informações sobre esse assunto e também à facilidade de acesso a vários produtos financeiros.

2) Salvar é sempre uma boa ideia

Esse mito também é difundido, especialmente no Brasil. O número de pessoas que usam a caderneta é muito alto. E não há nada errado com isso, de uma maneira geral. Isso indica, pelo menos, que muitos brasileiros têm a preocupação de fazer um pé médio.

No entanto, se você está pensando em garantir um futuro tranquilo, a economia pode não ser a melhor opção. Ela é ainda segura, prática e bastante democrática. Mas certamente não é a maneira mais eficaz de fazer o seu dinheiro fazer mais.

A rentabilidade da poupança é muito baixa em comparação com outras opções. Mesmo aqueles tipos de investimento que pagam Imposto de Renda podem trazer melhores resultados do que a caderneta. É por isso que a pista permanece: abra sua cabeça para outras oportunidades.

3) Ter bons resultados no mercado de ações depende da sorte

Ixi, nos deparamos com um assunto que é ainda mais controverso. Quando a questão é Bolsa de Valores, há pessoas que chegam perto. Mas olha, o mercado de ações não é esse pesadelo que muitas pessoas pensam que não.

Claro, esse é um ambiente que oferece mais riscos, mas em troca pode trazer maiores retornos. E isso não tem nada a ver com sorte, amuleto, energia, superstição e coisas do gênero. Tem a ver com estratégia.

É possível investir com mais segurança no próprio mercado de ações, e é por isso que a estratégia existe. Será que ele achava que era só pelo dinheiro e esperar que o universo cuidasse do resto?

Não é assim. Você tem que ter cuidado, observar o movimento do mercado, fazer boas análises e tomar uma decisão baseada em dados. No final, "achismo" não é combinado com a Bolsa de Valores.

4) É necessário ter diploma em Economia

Acabei de falar de um monte de requisitos importantes para ter segurança investindo no mercado de ações, certo? Nesse caso, você pode ter mantido o pé atrás de pensar que o investimento de sucesso requer um conhecimento super especializado no assunto.

Bem, se você quiser viver no mercado de ações ou trabalhar no mercado financeiro, ter uma classificação é essencial. Mas se você pretende valorizar seu dinheiro fazendo bons investimentos, você não precisa necessariamente ter um diploma em Economia.

Hoje em dia, é possível aprender sobre investimentos sem sair de casa. Há muita informação boa na internet, você só precisa tomar cuidado para procurar fontes confiáveis ​​e quem realmente entende o assunto. Você viu algo que promete resultados absurdos em um tempo muito curto? Tenha cuidado!

Você viu apenas como às vezes se reproduzem super discursos fora da realidade? O investimento é para todos, sim, a diferença estará em suas escolhas em relação às de outras pessoas. Seu perfil e seus objetivos é que eles irão guiá-lo para decidir onde aplicar seu dinheiro.

O mais importante é parar de pensar que o investimento é só para quem tem muito dinheiro, profundo conhecimento e tempo para cuidar das aplicações durante todo o dia. Fuja desses mitos!

Leave a Response