close
Negocios

2019 sem preocupações? Aprenda a colocar as finanças em ordem!

Como deixar suas finanças para começar 2019 sem preocupações

Todo dia é um bom momento para definir novas metas. No entanto, o final de um ano e o início de outro é como um marco, uma página em branco, um novo começo.

Por toda esta simbologia e força presente neste momento, a chegada de um novo ano pode ajudá-lo a alcançar objetivos previamente esquecidos.

Para entrar no ano com o pé direito em termos financeiros, é necessário que você esteja pronto para fazer 2019 por ano financeiramente incrível.

Neste post, você encontrará algumas orientações essenciais sobre como se livrar das preocupações com dinheiro e começar o ano da maneira certa.

Obviamente, aprender esse conhecimento por si só não faz mágica, mas se você puder aplicá-lo e dedicar-se ao longo de 2019, certamente dará um grande passo em direção à tão sonhada liberdade financeira.

Dicas essenciais para começar 2019 sem se preocupar

Use seu décimo terceiro com sabedoria

Neste período do ano, a maioria dos trabalhadores recebe o décimo terceiro, mas mesmo aqueles que não recebem podem ter um aumento no seu turnover, como vendedores ambulantes e outras categorias relacionadas a vendas e serviços.

É que esse dinheiro extra deve ser usado de uma maneira muito cuidadosa?

Primeiro, se você tem dívidas, você deve usá-las para liquidá-las! Parece óbvio, mas muitas pessoas ficam deslumbradas com a “folga no orçamento” e acabam se tornando mais endividadas.

Se o seu orçamento é zero a zero, ou seja, o que você ganha só dá para pagar as contas, separar um valor (indicado que é no máximo 50% do seu décimo terceiro) para alguns presentes de luxo e / ou comprar roupas novas para as festas.

Outro detalhe é que naquela época, além das festividades, acaba sendo um pouco difícil fugir das confraternizações e “amigos secretos”. Portanto, se você planeja não gastar todo o seu décimo por conta dessas ocasiões.

Escolha com bastante consciência as fraternizações que você vai participar.

Por exemplo, se você trabalha, faz um curso de idiomas e / ou geralmente participa das confraternizações da universidade, de amigos / familiares, você terá que escolher – de acordo com seu orçamento – do qual você deve participar.

O ponto principal é que o ideal é que você economize e invista o máximo de dinheiro possível no final do ano. Esta é a atitude mais correta do ponto de vista daqueles que querem prosperidade.

Se você não costuma fazer isso, é mais do que quando se trata de mudar essa realidade. Ano novo, nova vida financeira!

Comece a economizar dinheiro, comece a construir sua reserva de emergência (se ainda não tiver uma) e trabalhe para aumentar suas fontes de renda passiva.

Saiba como suas futuras dívidas vão te custar

Janeiro é um mês complicado do ponto de vista financeiro, assim como contas como: matrícula em faculdades / universidades, materiais escolares, IPTU, IPVA … contas de fim de ano, quando gastas sem planejamento, pesam muito negativo no orçamento.

Nessa situação, algumas pessoas que tiveram uma vida financeira equilibrada acabam começando o ano em vermelho e passam o ano inteiro lutando para reequilibrar as contas.

No entanto, normalmente, essa situação desagradável só acontece porque eles não fizeram um estudo detalhado de quanto poderia acontecer nas festividades no final do ano anterior.

Desta forma, antes de comprar como se não houvesse amanhã, lembre-se: as parcelas adicionadas acabam tendo um alto impacto no seu orçamento.

Ao não analisar sua situação financeira, você está sabotando o seu futuro e fazendo com que o objetivo seja economizar dinheiro todos os dias em 2019, para que ele não seja concretizado.

Altos benefícios que comprometem seu orçamento podem transformar seu sonho de liberdade financeira em um pesadelo, porque quando você se acostuma com eles, acaba mudando os benefícios antigos para novos.

Por outro lado, seu desejo de poupar e investir acaba sendo adiado indefinidamente em detrimento da satisfação momentânea.

Cortar despesas desnecessárias

Mais uma vez, pensando no começo do ano que pode transformar seu ano em um grande sucesso do ponto de vista financeiro, comece a cultivar o bom hábito de não gastar tudo o que você ganha.

Se no momento você ainda não seguir esse conselho de ouro, analise suas despesas e corte gastos desnecessários.

Definir o que é útil ou inútil dependerá de suas preferências e gostos pessoais, mas comece com as coisas que você paga e não use ou use muito pouco.

Portanto, se você assinar um pacote de televisão a cabo com várias opções, mas nunca tiver tempo para ver ou quando quiser ver algo que opte por serviços de streaming, é uma despesa inútil que pode ser reduzida ou reduzida.

Muitas vezes nossos orçamentos estão cheios de gastos desnecessários, que só continuam por falta de reavaliação ou acomodação.

Portanto, reserve um tempo para examinar mais de perto suas despesas mensais e você acabará percebendo quais são suas despesas inúteis.

Reparar, reciclar e reutilizar

Uma boa maneira de se preparar para o ano que está prestes a chegar e ao mesmo tempo salvar ou mesmo ganhar algo com isso é usar o que você já tem da melhor maneira possível.

Se uma roupa que você não usa há muito tempo voltou à moda, por que não usá-la? Se não couber em você, doe, coloque em sites de vendas online ou faça um bazar …

Dessa forma, você pode fazer uma limpeza em sua casa, organizar os ambientes e encontrar novas maneiras de usar o que foi salvo ou alocar o que não é mais útil para você.

Fazer isso “limpeza” pode motivá-lo a continuar deixando as coisas em ordem em 2019.

Quando tudo está em ordem, organizar-se na vida financeira torna-se uma consequência, um reflexo de todas as outras áreas da sua vida.

organizar maneiras de se livrar das dívidas

Aproveite o tempo para renegociar dívidas e calibrá-las, se possível.

Esta pode ser a ocasião ideal para se livrar do fardo do endividamento e planejar seu orçamento de 2019 de uma forma muito mais silenciosa.

Se for necessário fazer um sacrifício para colocar as contas em dia, como trocar o carro por um mais barato ou com IPVA e / ou manutenção mais barata, é um bom período também.

Muitas pessoas aproveitam esse período do ano, quando recebem dinheiro extra, para esse tipo de transação. Assim, você pode eliminar / reduzir despesas e, ao mesmo tempo, obter o capital necessário para pagar suas dívidas.

O mesmo pode ser feito com outros bens como celulares, notebooks, videogames, enfim, qualquer bem de maior valor que possa ser vendido ou trocado por modelos mais simples sem comprometer suas necessidades básicas de uso diário.

Nunca é tarde para começar

Se você nunca anotou suas despesas, não sabe como usou seu dinheiro, e muito menos para economizar parte de sua renda, é hora de se concentrar nisso.

O ponto-chave de um ano novo próspero é estar com as finanças atualizadas e para isso você precisa ter um diagnóstico financeiro.

Nesse sentido, controlar suas despesas deve ser o primeiro passo.

Todo o dinheiro que sai da sua carteira ou conta bancária deve ser registrado, assim como qualquer receita que entrar neles.

Na posse de um mês do seu fluxo de caixa, você já poderá definir pelo menos três coisas muito importantes para você garantir sua tranquilidade financeira:

  • Quais despesas podem ser eliminadas ou diminuídas?
  • Qual o valor que você pode economizar mensalmente, se você já pode, isso dependerá da sua situação financeira no momento;
  • E quanto você deve ter economizado para emergências (pelo menos 6 meses do seu atual custo de vida).

Se você ainda não tem essa informação ou a tem incompletamente, comece hoje a definir como 2019 será em termos financeiros, uma vez que um planejamento de orçamento bem-sucedido começa com um rígido controle de despesas.

De posse da informação completa (apressada da pesquisa), você pode estipular o limite de gastos, criar reservas diferentes para objetivos diferentes e investir para gerar uma renda passiva.

conclusão

Para começar o ano com calma e com contas atualizadas, é essencial que você organize suas finanças. Se você ainda não estiver fazendo isso, aproveite nosso conselho e comece hoje mesmo.

Não corra o risco de gastar outro ano apenas pagando contas e lutando contra o endividamento.

Além de emocionalmente exaustivo, é um tempo perdido que o deixa cada vez mais longe de ser financeiramente independente.

Uma sugestão extra para se motivar para atingir seus objetivos é desvendar os grandes objetivos em pequenas ações.

Se você decidir semanalmente o que vai fazer para estar mais perto de alcançar seus sonhos, com pequenos esforços diários, os grandes objetivos serão alcançados.

E, não se esqueça, se não for possível economizar todo o valor do seu décimo, pelo menos, dividido em três parcelas: uma para despesas de fim de ano, uma para ajudar com as contas para mais do que o mês de janeiro …) e outro para salvar e investir.

Diga-me: o que você fez ou fará com o seu décimo ou qualquer tipo de aumento em sua renda como resultado do final do ano? Você gostou das dicas e tentou aplicá-las?

É muito importante que você deixe seu feedback nos comentários, porque somente assim saberemos que o conteúdo está sendo valioso e impactando positivamente sua vida.

Leave a Response